Confira 5 dicas para reduzir a inadimplência entre os seus clientes - CDL POA

Confira 5 dicas para reduzir a inadimplência entre os seus clientes

Descubra quais estratégias você pode adotar para manter a inadimplência longe da sua operação. Leia Mais!

A inadimplência ocorre quando um consumidor não cumpre com o pagamento de um valor previamente estabelecido com a outra parte. Essa situação caracteriza a falta de compromisso financeiro. 

Em relação aos negócios que necessitam da entrada de valores regulares para garantir o funcionamento das atividades, esse mal representa uma verdadeira pedra no sapato. Que tal saber mais sobre o assunto?

Neste artigo, você vai descobrir o que explica a ocorrência desse quadro e como é possível reduzi-lo. Boa leitura!

O que causa a inadimplência?

É fundamental compreender que tudo aquilo que ocorre na sociedade tem uma ou mais motivações. Certamente, a maioria dos cidadãos não deseja ficar com o nome sujo e perder o direito ao crédito. 

A ausência de um bom planejamento financeiro, a diminuição da renda e, principalmente, o desemprego, são alguns dos principais causadores da inadimplência. No Brasil, a economia vem dando sinais de melhora depois de dois anos de uma série de instabilidades causadas principalmente pela pandemia.

Uma pesquisa divulgada em agosto deste ano pela Boa Vista, empresa de inteligência analítica, aponta que o desemprego é a principal causa do não pagamento de dívidas atualmente. Ele foi a resposta de pelo menos 28% dos entrevistados pela equipe da companhia.

Em segundo lugar, com 24% das citações, está a queda na renda. Situações como essas contribuem para que muitas pessoas estejam no vermelho, sobretudo, com três ou mais boletos em atraso (63% dos respondentes) e, na maior parte dos casos, com débitos a partir de R$ 3 mil (56%). 

5 dicas para reduzir a inadimplência dos seus clientes 

Além de entender o cenário em que o seu negócio e os consumidores estão inseridos, há outras maneiras de diminuir a inadimplência entre o seu público. Veja: 

  1. Descubra o que impulsiona a inadimplência

Por que os seus clientes não têm conseguido quitar débitos? O primeiro passo para erradicar esse problema é analisar todo o cenário de cobranças, estudando o que leva os consumidores a esquecer a data de pagamento ou não querer mais pagar pelo produto ou serviço adquirido, por exemplo. 

  1. Ofereça uma área do cliente acessível

Coloque as pessoas em primeiro lugar! Tenha um setor inteligente, tecnológico e intuitivo, que atenda o público com agilidade, solucionando dúvidas, enviando segunda via de faturas, alterando meios e datas de pagamento, entre outros. 

  1. Tenha a análise de crédito ao seu lado

Soluções voltadas à análise de crédito são determinantes para evitar o atraso no pagamento do famoso crediário, por exemplo. Com verificações minuciosas sobre o perfil do cliente, é possível verificar a capacidade que ele realmente tem de cumprir acordos.

  1. Notifique com antecedência

Seja por meio de SMSs, e-mails e até mesmo por mensagens automatizadas via WhatsApp: são muitos os recursos tecnológicos que podem ser utilizados para alertar os cidadãos. Clique aqui e relembre o conteúdo que preparamos sobre a cobrança preventiva. 

  1. Defina a melhor estratégia de cobrança

Considerando que tudo é estratégia, ter uma assessoria de cobrança ao seu lado é crucial para evitar dores de cabeça! Neste link, você pode ler um conteúdo elaborado pelo nosso time a respeito do tema. 

Saiba mais sobre o assunto

Preparamos um guia especialmente para você! Clique aqui e descubra qual é a melhor maneira de fazer cobranças, diminuindo o número de devedores e aumentando o seu lucro.

 
 

Data

22 novembro 2022

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