Como planejar promoções efetivas que geram resultados - CDL POA

Como planejar promoções efetivas que geram resultados

Confira dicas para aproveitar datas importantes e oferecer descontos aos clientes na Black Friday e no Liquida Porto Alegre

Todos os anos, as empresas aproveitam datas específicas para realizar promoções com o objetivo de atingir melhores resultados nas vendas. No último trimestre do ano acontece a Black Friday e, logo depois, no primeiro trimestre também ocorre o Liquida Porto Alegre, duas oportunidades para planejar descontos e outras ações de benefícios para os consumidores. Dessa forma, é essencial que os lojistas aproveitem essas datas para realmente oferecer condições, atraindo os antigos clientes e novos consumidores. Além disso, é preciso reforçar que promoção não é só desconto, mas também existem outras opções como: cashback, compra a prazo, benefícios na próxima compra, etc. 

Nesse sentido, é fundamental que as empresas desenvolvam um planejamento detalhado. Assim, a divulgação de condições especiais precisa estar diretamente vinculada aos impactos financeiros para a empresa – e também aos benefícios que elas podem trazer para o negócio como queima de estoque, por exemplo.

De modo geral, as ofertas devem ser colocadas em prática visando atingir o público-alvo da empresa e, além disso, não podem comprometer a rentabilidade. Ou seja, com um planejamento adequado e a definição de metas, é possível realizar promoções rentáveis para o negócio e proveitosas para os consumidores.

Opções de promoções para gerar resultados: Black Friday e Liquida

Antes de pensar em colocar as promoções em prática, é preciso estabelecer objetivos claros para cada uma delas. Por exemplo: aumento de faturamento, queima de estoques parados e/ou ampliar a divulgação da empresa através das redes sociais. Pensando nas possibilidades de descontos para aproveitar a Black Friday e também o Liquida Porto Alegre, confira seis opções de condições especiais a serem ofertadas nessas datas:

1 – Oferecer descontos para pagamentos à vista;

2 – Descontos reais e não percentuais: ao invés de divulgar um desconto de 10%, uma boa opção pode ser aplicar descontos de R$ 50 ou R$ 100 dependendo do valor dos produtos de interesse dos clientes.

3 – Ofertar brindes: compre um leve dois ou então oferecer um brinde específico relacionado ao produto de interesse do cliente pode chamar atenção e também estimular a experiência positiva do consumidor.

4 – Cashback: o famoso “dinheiro de volta”. Ao comprar um produto na empresa, o cliente recebe uma parte do valor em crédito para consumir novamente. Essa alternativa favorece a fidelização.

5 – Compra a prazo: pensar nessa possibilidade para datas específicas pode atrair um público específico e gerar resultados importantes.

6 – Desconto na próxima compra: caso seja necessário repensar os descontos nessa época, a empresa pode desenvolver uma estratégia de desconto na próxima compra e garantir que o cliente retorne para uma nova conversão.

Aumentar as vendas através de datas comemorativas é possível, mas para isso é essencial que as empresas desenvolvam planejamentos detalhados e metas claras para gerar resultados. Além de pensar na Black Friday e no Liquida Porto Alegre, por exemplo, é possível aproveitar as oportunidades para garantir não apenas vendas imediatas, mas também resultados positivos a longo prazo a partir da satisfação dos consumidores.

Data

09 novembro 2022

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