Com a estratégia certa, as datas especiais são uma ótima oportunidade para vendas no setor varejista. Confira dicas para aumentar o rendimento nessas épocas.
Todo varejista aguarda ansiosamente por datas comemorativas, como Natal, Dia das Mães e Dia das Crianças. Afinal, são uma ótima oportunidade para aumentar as vendas, já que grande parte da população procura a melhor condição para comprar presentes e itens especiais.
Isso significa que, com as estratégias certas, é possível usar estes momentos de celebração a favor do seu negócio, atraindo público e fidelizando clientes para aumentar o seu faturamento.
Saiba mais sobre como levar a sazonalidade em conta na hora de planejar suas ações nestas épocas. Confira!
O que são datas comemorativas?
São os feriados e as comemorações que geram um fluxo maior de venda de produtos específicos ou para presentear, por serem datas celebrativas e especiais. Veja alguns exemplos:
• Liquida Porto Alegre;
• Carnaval;
• Dia da Mulher;
• Dia das Mães;
• Dia dos Namorados;
• Dia dos Pais;
• Dia das Crianças;
• Halloween;
• Black Friday;
• Natal.
Nem todas essas festividades possuem a cultura da troca de presentes, porém, quando alguma delas têm relação com o seu nicho de negócio, é possível aproveitá-la para criar estratégias e campanhas que aumentem o faturamento de vendas.
O Liquida Porto Alegre, realizado pela CDL POA, abre o calendário de datas especiais do varejo. Há mais de 25 anos, a tradicional campanha acontece em fevereiro e mobiliza milhares de lojistas na Capital gaúcha. Saiba mais sobre como foi o evento deste ano clicando aqui.
5 dicas para aumentar o rendimento em datas sazonais
Confira algumas estratégias para vender mais em datas comemorativas:
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Mapeie as datas relevantes para a sua empresa
Com um calendário de feriados e comemorações em mãos (existem vários disponíveis na internet, como no site www.calendarr.com), verifique quais são as datas interessantes para o seu ramo.
O Natal e a Black Friday, por exemplo, podem fazer parte do planejamento de praticamente qualquer empreendimento varejista, mas o Dia das Crianças é mais indicado para quem vende produtos ou serviços para o público infantil.
O Carnaval também é um feriado que pode ser interessante para alguns setores específicos, como lojas de fantasias e roupas, bares e casas noturnas, mas, outros ramos podem ter dificuldade em encontrar vantagens nessa época.
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Verifique seu histórico de vendas
Mesmo sem um planejamento específico, pode ser que certas datas já tenham rendido mais para o seu negócio.
Dê uma olhada em seus registros e identifique quais foram e, se possível, quais produtos saíram mais. Isso pode ajudar a preparar o estoque e as estratégias de divulgação.
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Planeje ações promocionais e de divulgação
Vale a pena realizar um investimento maior em marketing para determinada data, com campanhas longas que gerem antecipação.
Para isso, você pode pensar em ações promocionais, como descontos progressivos ou brindes, que levem o público a escolher seu negócio em meio a tantas opções.
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Prepare o seu estoque
Somando as informações de anos anteriores e analisando as tendências de mercado, procure entender quais serão os produtos mais buscados e prepare um bom estoque desses itens, para não deixar seus clientes na mão.
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Capacite sua equipe
Você e seus funcionários devem estar prontos para atender a todos os clientes com dedicação e gentileza. Isso envolve saber lidar com a loja lotada na véspera de uma comemoração, prestar um atendimento ágil e efetivo nos canais digitais e ter uma boa logística para entrega de compras online.
Realize campanhas efetivas e aumente suas vendas!
Aqui, na CDL POA, estamos sempre prestando atenção nas principais datas comemorativas que estimulam o comércio e pensando em formas de ajudar os empresários a aproveitar as possibilidades de vendas nestas épocas.
Realizamos estudos e materiais especiais com dicas práticas para usufruir desses momentos. Você pode conferir na íntegra o que já foi feito, clicando aqui, e ficar atento nas nossas redes sociais e blog para acompanhar os próximos eventos!
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