Como o inverno impacta nas decisões de consumo?

Como o inverno impacta nas decisões de consumo?

25

MAIO, 2017

Notícias

Pesquisa do Google apresenta como o brasileiro encara a estação mais fria do ano

Em um país tão grande como o Brasil, o inverno pode ser considerado das mais diversas formas. Enquanto que no Sul as temperaturas caem gradativamente e exigem roupas mais quentes, por exemplo, no Norte as praias continuam com o mesmo vigor de sempre. Para melhor entender o cenário da estação mais fria do ano no Brasil, o Google divulgou recentemente uma pesquisa realizada com consumidores brasileiros. Para chegar aos resultados foram realizadas três pesquisas via Google Consumer Survey em fevereiro deste ano com 1500 respondentes.

Uma das principais constatações do estudo foi que a busca por compras em geral aumenta 10% no inverno, além de alimentos e artigos para a casa relacionados ao período também ganharem destaque.

Quando o tema é sentimento, as buscas por estados emocionais que indicam depressão, solidão, tristeza e ansiedade sobem, em média, 11% no início do outono e 23% com o começo do inverno. Assim sendo, neste contexto, a autoestima acaba caindo, sendo que 75% dos brasileiros são conscientes de que comem mais neste período e que, ocasionalmente, aumentam as preocupações com o peso, por exemplo. Buscas como “melhorar a aparência” e “como ser menos feio” cresceram 45% no ano passado em comparação a 2015.

No Google, buscas que envolvem sentimentos envolvem tristeza, ansiedade e solidão, por exemplo

CONFRATERNIZANDO COM A FAMÍLIA

Devido às baixas temperaturas, o inverno acaba sendo a época propícia para ficar em casa. Isso acaba sendo comprovado na pesquisa do Google que aponta que a busca por receitas aumenta 10% no período. Cerca de 45% dos brasileiros aproveitam o inverno para cozinhar para amigos e familiares e, como atividade, assistir filmes e séries.

Além disso, o inverno também costuma ser associado a festas familiares. Mais de 90% dos entrevistados costumam se reunir no período e família é a palavra mais relacionada com inverno para 16% dos internautas. As baixas temperaturas favorecem os encontros para 70% dos brasileiros. Um fator que colabora para tais índices são as férias escolares de julho.

Um fator inusitado que surge na pesquisa realizada pelo Google é que a busca por chocolates no mês de julho é superior à encontrada na Páscoa. Já o conteúdo infantil que é assistido no YouTube cresce, em média, 15% nas férias de inverno.

A busca por receitas no Google aumenta 10% no inverno

COMO O BRASILEIRO PERCEBE O INVERNO?

Um ponto curioso que surge no estudo do Google é que o brasileiro percebe o inverno de uma forma que não condiz com a realidade da estação no Brasil. Questionados sobre o que lhes vêm à cabeça quando pensam em frio surgem respostas como “lareira”, “neve” e “fondue”. Esse imaginário se intensifica ainda mais quando o assunto é vestuário. Mesmo que as temperaturas não estejam muito baixas, a demanda por roupas de inverno cresce 30% no período. Detalhe importante: há 60% mais vídeos de looks de inverno do que de verão no YouTube.

Data

25 maio 2017

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