Entenda como a oferta do crediário pode auxiliar na melhoria de resultado das empresas
Quais motivos levam um consumidor a comprar em uma determinada loja e não na outra? Como é a experiência do cliente? Quais diferenciais estão sendo aplicados na empresa? É a partir dessas reflexões que chegamos à importância do hábito de compra, que é caracterizado por uma forma frequente que as pessoas têm de comportamento, sentimentos e execução. Assim, se um consumidor vai frequentemente comprar uma roupa, mas vai a um estabelecimento específico onde verificou uma qualidade percebida, independente do motivo, se estabelece um hábito de compra.
A relação do consumidor com a loja no primeiro momento pode ser de consumo puro. Porém, ao gerar qualidade percebida (uma experiência customizada), pode facilitar o hábito de compra. Com a evolução do Sistema Aberto (Open Finance), o consumidor está empoderado, as pessoas permitem o compartilhamento de seus dados pessoais, bancários e financeiros com terceiros, de forma segura. Diante disso, a decisão de compra está muito voltada à experiência de compras.
Outro aspecto que deve ser considerado é a oferta do crediário, estratégia que pode ser utilizada a favor das empresas e pode ser considerada como um diferencial, uma vez que contribui diretamente para a fidelização do consumidor.
O crediário próprio é uma excelente forma de pagamento que possibilita gerar recorrência de compras, uma vez que o crédito segue sendo um dos principais motores para o desenvolvimento da economia e dos negócios. Além de fomentar que a marca seja lembrada, permite com que a empresa permaneça em contato com seus consumidores com frequência, já que as vendas são parceladas e possibilitam levar os clientes à loja, seja de forma física ou online. Além disso, é possível oferecer mais benefícios de compra, facilitando com que ele volte para a empresa, como: cashback, prazo de compra maior, atendimento diferenciado, crédito para quem não possui conta em banco e muito mais.
Na CDL POA as associadas encontram soluções específicas tanto para a garantia na concessão de crédito (Crédito Garantido), quanto para as consultas de informações sobre a base de clientes (Consultas Positivas): o Crédito Garantido, uma solução que garante o recebimento de carnês de loja, notas promissórias, boletos, cheques, entre outros, reduzindo a inadimplência e aumentando as suas vendas. Por outro lado, as consultas positivas favorecem a assertividade na concessão do crédito.