Como lojistas e consumidores vivem a pandemia na Capital e o que esperam para o futuro

Como lojistas e consumidores vivem a pandemia na Capital e o que esperam para o futuro

11

JANEIRO, 2021

Notícias

Estudo ‘Raio-X do Varejo’, realizado pela CDL POA, mostra o comportamento local de consumo e as tendências de mercado

 

O ano de 2020, emblemático pela capacidade de adaptação, transformação e resiliência de pessoas e negócios, marcou a história mundial com o surgimento do novo coronavírus. Neste período, o setor do comércio sofreu perdas irreparáveis e a CDL Porto Alegre atuou ativamente em defesa da manutenção e do fortalecimento das atividades comerciais. Dentre as ações de destaque, a Entidade lançou o estudo ‘Raio-X do Varejo’ que analisa o comportamento de consumidores e lojistas frente às mais relevantes tendências globais relacionadas ao comércio – sustentabilidade, inovação, digitalização, causas sociais e experiência – em alta em 2021.

O estudo integra o projeto gráfico “CDL POA 60 anos: Um raio-x do varejo em seis décadas”, uma celebração ao sexagenário da Entidade, que permite acompanhar a evolução do varejo na Capital gaúcha, relembrar fatos relevantes na trajetória da Entidade, desbravar o comportamento local para o consumo e compreender as tendências de mercado para a longevidade das empresas.

Parte do material, desenvolvido em parceria com a Vitamina Pesquisa, foi apresentado o estudo “Raio-X do Varejo” que propõe compreender como varejistas e consumidores estão enxergando as tendências e as mudanças relacionadas às formas de consumo neste momento de pandemia e os impactos para os próximos anos. Nomes relevantes para o setor, como Egídio Backes, José Galló, Marivado Tumelero, José Roberto Resende, entre outros, foram ouvidos e deram sua contribuição para esta coletânea que propõe um resgate do passado e ser uma generosa saudação ao futuro do varejo.

O retrato do varejo atual foi realizado por meio de pesquisas quantitativas e qualitativas com grupo focal de consumidores de Porto Alegre, entrevistas em profundidade com nomes representativos do varejo gaúcho, assim como pesquisas quantitativas com consumidores e empresários. O projeto utilizou cinco tendências globais relacionadas ao comércio – sustentabilidade, inovação, digitalização, causas sociais e experiência – para fundamentar o campo de análise, operando as perguntas com perspectivas semelhantes para consumidores e empresários.

Dentre os resultados coletados, notam-se diferenças e semelhanças no olhar dos dois públicos da pesquisa quanto às tendências essenciais para o futuro do varejo: ‘Sustentabilidade’ tem importância maior para lojistas do que para consumidores, ‘Inovação’ é de igual relevância para ambos, já ‘Digitalização’, ‘Causas sociais’ e ‘Experiência’ são questões que pesam mais para os consumidores. O estudo da CDL POA mostra que a maioria do público consumidor reconhece a consistência do varejo em Porto Alegre – mais de 58% afirmam que o comércio atende plenamente ou a maior parte de suas necessidades.

Quanto aos aprendizados para o futuro resultantes da pandemia, três prioridades foram elencadas pelos comerciantes. Necessidade de ‘Digitalização’ – a presença no ambiente online possibilitou a comercialização no período de portas fechadas. Importância da ‘Reserva financeira’ – a manutenção dos pequenos negócios, em muitos casos, foi determinada pelo giro de caixa. ‘Gestão de equipe’ – desenvolver funcionários para terem autonomia e proatividade permite ações rápidas na crise.

O cenário ainda instável para o controle da Covid-19 e, consequentemente, para a economia, freia conjecturas otimistas entre os entrevistados. Os porto-alegrenses mostram-se receosos com a fase atual e ainda vislumbram um período delicado pela frente. Lojistas e clientes têm concordância sobre uma recuperação lenta do mercado, diante da escassez de elementos tangíveis para traçar um amanhã seguro.

Colocados lado a lado, passado e presente trazem ensinamentos para o futuro. O estudo da Entidade mostra que, diante de uma perspectiva histórica, a pandemia do novo coronavírus não é a primeira grave crise vivenciada pelo varejo, mas talvez seja a que mais trouxe consequências inéditas para o consumo. Para além do fim desta crise mundial, os desafios atuais impulsionam varejistas para uma perspectiva ressignificada e perspicaz sobre o setor, capaz de compreender os saltos necessários para sua longevidade e fortalecimento. Está surgindo a era do ‘E’ em detrimento do ‘Ou’, potencializando um ambiente inclusivo e agregador, que prioriza o coletivo, o diverso, a experiência, o propósito, o serviço e o consumo consciente.

 

Data

11 janeiro 2021

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