Empréstimo para negativados costuma causar alto endividamento, e as empresas podem utilizar a análise de crédito para reduzir inadimplentes
Durante muito tempo, e até hoje em dia, muitas empresas aproveitam a alta na inadimplência para ofertar crédito como forma de suprir uma necessidade do consumidor, colocando altas taxas de juros e sem recorrer a análise de crédito. A prática é arriscada tanto para as empresas, quanto para os consumidores.
Para melhorar essa situação, existem regras que as empresas precisam seguir na hora de conceder crédito, que protegem elas e os consumidores, passando pela análise de crédito.
Com o objetivo de auxiliar na quitação de dívidas e estimular contratações que estejam de acordo com o estilo de vida dos consumidores, já está em vigor a lei federal nº 14.181/2021, conhecida como Lei do Superendividamento, que oferece uma solução para consumidores que não conseguem mais pagar as parcelas dos seus empréstimos e crediários em geral.
Mudanças com a Lei do Superendividamento e a importância da análise de crédito
Para melhorar o processo de análise e concessão, respeitando as lei do superendividamento, as empresas podem contar com a análise de crédito e, assim, reduzir o número de inadimplentes. Dessa forma, as empresas garantem operações mais seguras e viáveis para os clientes e garantem o recebimento dos valores.
Na CDL Porto Alegre as associadas encontram a análise de crédito nas Consultas Positivas, nas quais são disponibilizados relatórios completos com o score positivo, bem como sugestões de risco e dados cadastrais, além de recomendar o limite de crédito mais indicado para pessoas e empresas.