Como a inteligência de dados contribui para a tomada de decisões no mercado de crédito

A importância da definição dos problemas de negócios e a estruturação adequada dos dados foi tema do quarto episódio do Podcast C(on)versão, da CDL POA

A relação do mercado de crédito com inteligência de dados e Analytics esteve em pauta no quarto episódio do Podcast C(on)versão, promovido pela CDL POA. O gestor de Marketing e Inovação da CDL Porto Alegre, Rafael Guerra; e o diretor de Analytics do CEA Boa Vista, Marcos Coque, falaram sobre o atual cenário e por onde as empresas podem começar a organizar as informações.

“Nos últimos anos temos notado um boom na quantidade e na diversidade de dados, então é preciso direcionar a estruturação dessas informações”, afirma Marcos Coque. Segundo ele, existem diferentes ferramentas para auxiliar na organização tecnológica das informações nas empresas. Além disso, conforme Coque, é fundamental também analisar os dados de acordo com os problemas de negócio a serem resolvidos.

Coque ainda destaca que é essencial definir o problema de negócio que precisa de solução e também a estruturação dos dados. “O dado é como o petróleo: no estado bruto ele não serve para muita coisa, mas quando você refina ele pode ter diferentes utilizações”.

Gestão de dados dentro das empresas

Conforme o gestor de Marketing e Inovação da CDL Porto Alegre, Rafael Guerra, as empresas devem analisar quais são as principais demandas e de que forma os dados podem auxiliar na resolução de cada uma delas. Na CDL POA, por exemplo, a Análise de Crédito trabalha essencialmente com inteligência de dados e potencializa a assertividade na concessão de crédito para as associadas.

“O volume de informações que tínhamos há 10 anos era um; há 5 anos era outro, e o que se tem hoje é bem diferente, e isso só vai aumentar. A capacidade de processamento de coleta, de entendimento e de crítica em relação aos dados antes da análise é muito importante para o desenvolvimento de qualquer segmento de negócio”, destaca Guerra. 

O Podcast C(on)versão tem o objetivo de compartilhar conhecimento para fortalecer o ambiente de negócio. Na primeira temporada, o tema é crédito e terá a participação de especialistas para apresentar e debater sobre as principais tendências desse cenário.

Gestão de carteira, inadimplência e inteligência no uso de dados são alguns dos assuntos a serem abordados. O quarto episódio sobre inteligência de dados está disponível aqui.

Data

28 junho 2022

Compartilhe