Comércio de Porto Alegre tem movimento intenso na busca por presentes de Páscoa

Comércio de Porto Alegre tem movimento intenso na busca por presentes de Páscoa

30

MARÇO, 2021

Notícias

Entidades ligadas ao varejo acreditam que data ajudará em “novo fôlego” na economia gaúcha

A reabertura das lojas de rua e dos centros comerciais de Porto Alegre resultou em um intenso movimento, na manhã desta segunda-feira, no Centro Histórico de Porto Alegre. Tanto na rua dos Andradas quanto na Doutor Flores, o público seguia conferindo as promoções pelas lojas e também havia a procura pelos presentes de Páscoa.

Em uma loja da rua dos Andradas, o setor de ovos de páscoa e bombons foi o mais procurado pelos clientes nesta manhã. Os clientes, segundo os funcionários das lojas, estão respeitando as marcações de distância, que varia entre um e dois metros dentro dos estabelecimentos. Na entrada dos estabelecimentos é feita a verificação da temperatura e oferecido álcool em gel. Outro ponto de movimento de consumidores foi a rua Voluntários da Pátria, no trecho entre a Praça Parobé e a rua Doutor Flores. Os terminais de ônibus das avenidas Salgado Filho e Borges de Medeiros também estavam lotados de passageiros que aguardavam para embarcar no transporte coletivo.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre, (CDL POA), Irio Piva, disse que os varejistas seguem todos os protocolos de segurança. Já o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL RS), Vitor Augusto Koch, afirmou que como o comércio retomou suas atividades há cerca de uma semana, após 21 dias fechado, a Páscoa se apresenta como uma oportunidade para os lojistas gaúchos ganharem um novo fôlego. “O comércio não é o polo disseminador da Covid-19, tendo em vista o rígido cumprimento, de parte dos lojistas, dos protocolos de saúde estabelecidos pelas autoridades”, ressaltou o presidente da FCDL/RS. Segundo Koch, o atual momento do varejo do Rio Grande do Sul é muito complicado.

Ele voltou a defender que o comércio possa trabalhar aos sábados, considerado o melhor dia de vendas pelos varejistas, especialmente nas cidades industrializadas. Segundo ele, quem trabalha de segunda a sexta-feira só tem o sábado como dia possível para ir comprar e o comércio voltar a funcionar neste dia seria fundamental para amenizar os prejuízos do setor.

Movimentação nos shoppings

O movimento de pessoas nos shoppings João Pessoa, Total, Rua da Praia, Iguatemi, BarraShoppingSul e Praia de Belas foi tranquilo na manhã de segunda-feira. Na chegada, os vigilantes verificavam o uso da máscara, que é obrigatório, e havia a medição da temperatura. Em todos os estabelecimentos foram adotadas medidas de prevenção e rotinas de higienização, uso de EPIs específicos para funcionário, aferição de temperatura de todos, redução de fluxo e vagas de estacionamento.

Os shoppings de Porto Alegre funcionam das 10h às 20h e o comércio de rua e centros comerciais das 9h às 20h, de segunda a sexta-feira. Excepcionalmente essa semana, as lojas vão funcionar até quinta-feira, dia 1º de abril. Em função do feriado da Paixão de Cristo, na sexta-feira, dia 2 de abril, os estabelecimentos estarão fechados.

Fonte: Jornal Correio do Povo

Data

30 março 2021

Compartilhe