Com índices acima do esperado, IBGE divulga dados do IPCA de maio

 

Com índices acima do esperado, IBGE divulga dados do IPCA de maio

11

 

JUNHO, 2018

Notícias

O Índice de Preços ao Consumidor (IPCA) divulgado pelo IBGE, nessa sexta-feira (8), referente à Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA), durante o mês de maio de 2018, está acima dos percentuais registrados no mesmo período dos anos anteriores. Em maio, o IPCA chegou a 0,75% na RMPA, e 0,40% na média brasileira.

O IPCA revela a variação de preços do mercado para o consumidor final, e representa o índice oficial da inflação no Brasil, medido mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Os dados mostram o maior resultado para a RMPA desde maio de 2016, quando o índice ficou em 0,92%. No acumulado dos últimos doze meses, o IPCA da Região Metropolitana de Porto Alegre foi de 3,21%, maior até que o registrado no Brasil, 2,85%.

O aumento encontrado em maio de 2018 está acima do esperado, mas é válido ressaltar que o crescimento nos índices é um comportamento habitual e sazonal desse mesmo período, em todos os anos. Para junho, há expectativa de redução, percebendo que o acréscimo excessivo nos percentuais é resultado da falta de reposição de produtos no mercado, durante a paralização dos caminhoneiros.

O índice considera que o maior consumo de alguns itens, torna-os mais essenciais para o dia a dia das populações, o que eleva o IPCA. Um exemplo é o aumento registrado nos artigos da cesta básica, com destaque para a cebola, que chegou a 38,96%, no mês de maio, na Região Metropolitana de Porto Alegre. A gasolina e a energia elétrica residencial são os itens que mais contribuíram para o aumento do IPCA na RMPA, atingindo 4,47% e 3,18%, respectivamente, diante do maior consumo médio desses produtos.

Data

11 junho 2018

Compartilhe