Nos últimos anos, a tecnologia tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento do varejo, proporcionando uma experiência de compra cada vez mais personalizada e conveniente para os consumidores.
Uma das inovações mais promissoras nesse sentido é o uso de chatbots alimentados por IA (Inteligência Artificial), como o ChatGPT, que têm revolucionado a forma como as empresas se comunicam e interagem com seus clientes.
Continue a leitura deste artigo, confira o impacto do ChatGPT no varejo e veja como ele pode ser aproveitado para melhorar a experiência do consumidor e impulsionar os negócios.
O que é o ChatGPT?
Sigla para o termo Generative Pre-Trained Transformer, ChatGPT traduzido significa Transformador pré-treinado generativo. Esse é um recurso que pode realizar múltiplas tarefas como escrever notícias e redações escolares até criar uma programação de computador inteira. Tudo em questão de segundos, por meio da IA associada à aprendizagem de máquina (Machine Learning).
Ao interagir com o ChatGPT, é possível obter diálogos reais que são construídos a partir de bancos de dados, publicações na internet, entre outras fontes. O robô usa a linguagem escrita para criar textos e responder praticamente tudo o que é perguntado pelo usuário no chat. O recurso foi lançado ao público em novembro de 2022 e nos primeiros seis meses já movimentou um mercado bilionário.
Principais utilidades do ChatGPT para o varejo
O ChatGPT pode se tornar um grande aliado de diversos setores, inclusive o varejo, beneficiando os empreendedores. Confira as principais vantagens:
• Personalização do atendimento: o chatbot compreende e processa a linguagem natural utilizada pelas pessoas, permitindo uma personalização do atendimento. Com isso, se obtém a satisfação do cliente e a fidelidade à marca.
• Respostas rápidas e eficientes: suporte mesmo fora do horário de funcionamento da empresa, gerando credibilidade ao negócio e melhorando a experiência do usuário.
• Marketing: envio de mensagens personalizadas e criação de estratégias e de brainstorming.
• Gestão de dados: coleta e análise de informações dos clientes para melhorar a experiência dele.
• Integração de apps: chatbot adaptado a outros canais para otimizar os processos. Por exemplo: Word, Bing e WhatsApp Business.
• Assistência na compra de produtos: a ferramenta pode ser programada para ajudar os clientes a escolher produtos com base em suas preferências e necessidades. Isso torna o processo de compra mais fácil e agradável, aumentando a probabilidade de que os consumidores finalizem a compra.
Aprenda a acessar o ChatGPT
O acesso é gratuito e muito fácil, basta seguir três passos simples:
1. Acesse a página https://chat.openai.com/chat.
2. Clique em “Try ChatGPT”.
3. Faça login com a sua conta Google ou Facebook.
No entanto, caso esteja acessando pela primeira vez, será necessário criar uma conta a partir do seu endereço de e-mail clicando em “SignUp”. Em seguida, o chatbot vai encaminhar ao seu e-mail um link de confirmação. Depois que você verificar a conta clicando nesse link, aí sim passará a ter acesso à plataforma.
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