Censo da Fraude: serviço antifraude Konduto, da Boa Vista, bloqueia quase 13 milhões de compras online ‘fakes” nos primeiros 8 meses de 2022, evitando prejuízos estimados em R$ 6,8 bilhões - CDL POA

Censo da Fraude: serviço antifraude Konduto, da Boa Vista, bloqueia quase 13 milhões de compras online ‘fakes” nos primeiros 8 meses de 2022, evitando prejuízos estimados em R$ 6,8 bilhões

Vertical de antifraude da Boa Vista barrou 10 vezes mais fraudes em comparação ao mesmo período no ano passado

Quase 13 milhões de tentativas de fraudes no comércio eletrônico brasileiro foram evitadas entre janeiro e agosto de 2022, segundo o estudo Censo da Fraude, da Konduto, vertical de antifraudes da Boa Vista, empresa de inteligência analítica. Com isso, cerca de R$ 6,8 bilhões em prejuízos foram evitados em compras online e pagamentos digitais. O número de pedidos analisados no período foi 71% maior em relação ao mesmo período do ano passado. Já o número de tentativas de compras “fakes” barradas foi, proporcionalmente, 4,5 vezes maior que o registrado nos primeiro oito meses de 2021.

Durante os dois primeiros quadrimestres de 2022, o mês com o maior volume de pedidos de compras online analisados foi maio, representando 13,5% do total do semestre, seguido por março, com 13,3%. Em relação ao volume de tentativas de fraude evitadas, os meses de janeiro e fevereiro registraram os maiores índices, com 15,1% e 17,5%, respectivamente, em relação ao total dos primeiros oito meses.

Fevereiro, por sua vez, registrou o maior volume financeiro acumulado nas tentativas de fraudes evitadas, representando 25,09% do total de prejuízos evitados no primeiro quadrimestre de 2022. Além disso, fevereiro também se destaca como o mês com maior volume de tentativas de compras “fakes”, embora seja um mês mais curto, com apenas 28 dias.  Assim, com menor número de vendas e maior volume de tentativas de fraude, fevereiro apresentou a maior participação das compras “fakes” sobre o total de pedidos analisados. Naquele mês, nada menos do que 6,2% de requisições de compra online eram, na verdade, tentativas de fraude, contra 5,3% na média dos meses do quadrimestre.

Fraudes são mais comuns nos dias úteis

O estudo revelou que 78% das tentativas de fraudes analisadas e evitadas pelo serviço Konduto ocorreram nos dias úteis da semana – segunda a sexta-feira. Entre o sábado e domingo (que presentam 28,6% do total de dias da semana), apenas 22% das tentativas foram registradas. “Para o fraudador é interessante que sua ação passe despercebida pelos sistemas de segurança. Realizar uma compra durante os dias úteis, quando o movimento é maior, é uma forma de tentar se camuflar. Quanto mais parecido o comportamento do fraudador for com o do cliente comum, mais difícil fica a identificação da fraude”, explica Tom Canabarro, diretor de antifraude da Boa Vista.

E o fraudador procura mesmo evitar o comportamento do comprador honesto. A faixa de horário entre 18h e 23h é responsável por 34,84% das compras analisadas e 32,64% das tentativas de fraude bloqueadas. O período das 12h às 17h registrou a maior participação no total de fraudes evitadas (38,08%) e foi o campeão em volume de compras (35,3%). Já o período em que a Konduto evitou o maior volume financeiro de prejuízos evitados com o bloqueio de compras “fakes” foi o da faixa das 12h às 17h, com 44% do total – embora com esse “tíquete” maior, neste intervalo de tempo ocorram 38% do número de tentativas de fraude.

Rio de Janeiro: campeão em fraudes x compras reais

Nos primeiros oito meses de 2022, São Paulo e Minas Gerais tiveram uma participação menor no total de tentativas de fraudes no período (29,2% e 11,12%, respectivamente) do que no total de pedidos de compra online (32,5% e 15%). Já o Rio de Janeiro participa muito mais do total de tentativas de compra “fakes” (21,5%) do que em pedidos (10,1%), o que faz do estado, em termos proporcionais, o campeão em tentativas de fraude. E Minas Gerais com 11%. Bahia e Ceará, que cresceram no número de vendas, registram 5,3% e 2,9%, respectivamente, das tentativas de fraude, seguidos por Paraná (6,2%) e Rio Grande do Sul (5,8%). “É preocupante a situação do Rio de Janeiro e do Ceará, que têm 2,9% do total de compras online e 4,5% das tentativas de fraude”, comenta Canabarro, da Boa Vista.

Dispositivos móveis são alvos

Durante o período, 73% das tentativas de fraudes analisadas foram originadas nas transações realizadas em dispositivos móveis – 50,0% delas por meio do Chrome Mobile e 19,31% via Mobile Safari. Da mesma forma, o volume de compras via mobile em relação ao total chegou a 69,9% do total de transações. Mas, quando se trata do volume financeiro envolvido nas tentativas de compras “fakes”, ainda há uma participação significativa dos PCs e notebooks (32%), embora os fraudadores móveis também dominem (68%). O que pode indicar a tentativa de compra fraudulenta de bens e serviços com valores maiores é mais difícil (ou menos fácil) de ser tentada pelo celular.

R$ 1,5 bi em fraudes evitado no Dia dos Pais 2022

Em 2022, nos cinco dias que antecederam o Dia dos Pais, a Konduto evitou R$ 1,5 bilhões em fraudes, valor 85% maior do que no mesmo período em 2021. A quantidade de vendas legítimas, no entanto, não acompanhou esse crescimento. O número de compras ‘boas’ cresceu apenas 23% entre os dois anos. Mesmo com mais vendas, o número de pedidos fraudulentos caiu 33%, (de 654 mil fraudes em 2021 para 311 mil em 2022), o que indica que os fraudadores tentaram fazer compras com um ticket médio maior.

Data

20 outubro 2022

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