CDL Porto Alegre completa 60 anos com foco em inovação e no fortalecimento do varejo


CDL Porto Alegre completa 60 anos com foco em inovação e no fortalecimento do varejo

10


AGOSTO, 2020

Notícias

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre completa 60 anos de história representando a união dos lojistas da capital gaúcha e a defesa do comércio. Para tanto, todas as gestões priorizaram a troca de ideias e o crescimento do setor, levando a Entidade a ser reconhecida como referência em tecnologia para o varejo. Preservando e fortalecendo esta linha, a atual gestão, conduzida pelo presidente Irio Piva, tem focado na inovação para a transformação dos negócios.

Segundo o dirigente, neste período específico, em meio à pandemia do novo coronavírus, foi possível comprovar a importância de todas as decisões tomadas no passado e, principalmente, da postura firme da CDL POA em defender seus associados com equilíbrio, culminando em um momento de conciliação para resolução dos mais difíceis problemas das últimas décadas. “Vemos na nossa Entidade uma trajetória de ascensão que a qualifica, ainda mais, para superar novos desafios e dar continuidade a um caminho de evolução”, explica Irio Piva.

Convicta do seu papel e da responsabilidade no amparo a todos os elos da cadeia varejista na Capital e nas cidades do Interior do Estado, por meio das entidades parcerias, a CDL Porto Alegre vem desenvolvendo uma série de ações no ano de 2020 em prol dos associados, da Rede de Parceiras e de todo o varejo local. Também, haviam sido planejadas atividades para a celebração dos 60 anos da Entidade, mas com a pandemia e o impacto direto no varejo, foram priorizadas iniciativas para a retomada das atividades econômicas, junto aos governos estadual e municipal.

Dentre as campanhas desenvolvidas, neste período, que auxiliaram na manutenção dos negócios, destaca-se a Campanha #VamosEmFrente que atuou em diferentes linhas de trabalho. Como parte desse projeto, a Entidade liderou uma ação social que reuniu mais de R$ 92 mil em doações para famílias em vulnerabilidade social no RS. Também, criou a página Recrie o Varejo que objetiva inspirar empresas apresentando cases de negócios que estão vencendo a crise com criatividade e inovação.

Com um olhar para o futuro e a necessidade de transformação do mercado, a CDL POA lançou seu Programa de Inovação para a atração de startups de todo o Brasil com soluções voltadas para o varejo. O projeto propõe uma transformação total do setor, a partir da implementação de ações que qualifiquem e desenvolvam empresas para superar obstáculos. Na primeira fase, o Programa de Inovação da CDL POA reuniu mais de 216 startups, que seguem para as demais etapas. Ao final, serão três grandes ganhadores.

Assim, a CDL POA marca este momento em sua história com a criação de um selo para os seus 60 anos, que reforça o propósito de união junto aos associados, dirigentes, parceiros, funcionários e membros que constroem o dia a dia da Entidade. O selo criado para ser o símbolo desta nova campanha foi elaborado pela agência Global AD, a partir do logo da CDL POA que simboliza uma estrela.

Desde sua instituição em 1960, a Entidade varejista de Porto Alegre se compromete em amparar o setor que representa há mais de meio século de história. “Sempre esteve na sua essência defender os interesses dos varejistas e lutar pelo desenvolvimento de toda a cadeia produtiva e, agora, não está sendo diferente”, assegura o membro nato do Conselho Deliberativo da CDL POA, ex-presidente e, hoje, integrante da Direção Executiva, Sr. Egídio Backes. A Entidade ressalta que esses valores permanecerão mantidos, sob qualquer adversidade, em todos os próximos anos que estão por vir.

 

Sobre a CDL Porto Alegre

A CDL POA surgiu para apoiar lojistas no desafio da proteção de crédito, por meio de soluções e tecnologia. Ao longo do tempo, foi incorporado ao seu portfólio de serviços ferramentas que possam aprimorar as atividades dos varejistas com resultados diretos em todo ciclo de negócios: prospecção e gestão de clientes, garantia de crédito, recuperação de ativos e, em especial, análise e concessão de crédito totalmente adaptadas à crise. Por isso, o propósito da CDL Porto Alegre é, antes de tudo, entregar facilidades para que suas associadas possam gerenciar seus negócios com segurança. O superintendente Maico Renner acredita que “mais do que ser uma entidade que atua em prol do varejo, é uma organização que entrega qualidade e excelência para o mercado”. 

Atualmente, a CDL POA representa mais de 2,5 mil associados e busca atender suas demandas ampliando e potencializando negócios para que tenham competitividade frente ao cenário socioeconômico regional. Com o posicionamento ‘Inovando o varejo, transformando negócios’, a partir de produtos voltados principalmente à gestão financeira, têm atuado como protagonista do segmento estando presente em mais de 200 municípios do Rio Grande do Sul, por meio de 130 entidades parceiras, como CDLs, ACIs, CICs e Sindilojas, totalizando mais de 30 mil CNPJs atendidos. “Ao longo destas seis décadas, a Câmara de Lojistas protagonizou a troca de experiências inspiradoras entre empresários e o trabalho assertivo com inteligência, inovação e conhecimento”, ressalta o presidente Irio Piva, eleito para o biênio 2020/2021.

 

História e legado

Criado em 9 de agosto de 1960, em uma reunião-almoço no Palácio do Comércio, o Clube de Diretores Lojistas de Porto Alegre foi o primeiro passo para a instituição de uma entidade varejista na Capital gaúcha. A ideia era trazer unidade aos lojistas da cidade e defender a atividade comercial. Em 1968, o Clube tornou-se uma entidade de utilidade pública pela Lei Municipal nº 3205. Em 1970, as ações da Entidade ganharam força com a inauguração do primeiro grande centro de compras do município, o Shopping João Pessoa. Em 1980, Porto Alegre atingia a marca de mais de um milhão de habitantes, sendo considerada como metrópole. No período, a Entidade assinou o primeiro contrato de informatização, aprimorando processos internos para melhor atender suas associadas. Em 1990, foi criada a Campanha Liquida Porto Alegre, um projeto que busca movimentar o comércio de Porto Alegre em um período de baixo movimento e que segue ativo, sendo um dos mais importantes para as vendas do comércio na Capital. Também nos anos 90, a Entidade passa a se chamar Câmara dos Dirigentes Lojistas e incorpora o Serviço Central de Proteção ao Crédito – SCPC, solução que agrega ainda mais valor à organização. Nos 2000, a CDL Porto Alegre se une a outras entidades de classe do Brasil para formar a Boa Vista Serviços. O projeto foi realizado juntamente com a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Associação Comercial do Paraná (ACP) e o Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDL RJ). Em 2010, lidera o movimento Chega de Mordida, contra a excessiva carga tributária brasileira e, em especial, contra a cobrança da diferença de alíquota (DIFA) das empresas optantes do Simples. Hoje, a CDL Porto Alegre impulsiona o varejo gaúcho utilizando know how e expertise para oferecer as melhores soluções às suas associadas. Por meio de serviços e inteligência de dados, a organização está consolida como referência no setor.

 

 

___________________________________________________

A CDL Porto Alegre reafirma seu compromisso em acolher as necessidades dos varejistas, auxiliando-os a transpor os entraves da disseminação do coronavírus. A Entidade tem a convicção de que a unidade do setor fará grande diferença neste momento tão delicado e de apreensão para todos. Com a atenção e a disponibilidade de cada empresário, para fazer a sua parte, o setor sairá ainda mais forte desta crise.

 

Data

10 agosto 2020

Compartilhe