CDL POA participa do ato de assinatura do Comitê de Desenvolvimento Econômico da Capital como membro integrante

A CDL Porto Alegre participou do Ato de Assinatura do Decreto que institui o Comitê Municipal de Desenvolvimento Econômico da Capital, em evento realizado no Instituto Caldeira, na tarde desta quarta-feira (29). Formado pela parceria da gestão municipal com a sociedade civil, o órgão fará o assessoramento da prefeitura na formulação e na execução da política de crescimento do empreendedorismo em Porto Alegre.

O trabalho do comitê terá como atribuições a responsabilidade pela criação de políticas públicas de promoção para o desenvolvimento econômico da cidade; pela criação de estratégias de articulações com órgãos federais, estaduais, municipais e organizações não governamentais que possuem o mesmo objetivo; pronunciar-se sobre planos, projetos e ações sobre a temática; editar, consolidar ou alterar a legislação relativa ao desenvolvimento e ao crescimento econômico; e analisar os indicadores do município.

Para o presidente da CDL POA, Irio Piva, presente no evento, a Prefeitura está dando uma demonstração de que quer ajudar a desenvolver e transformar Porto Alegre. “Unindo forças com as entidades, a parceria fará da cidade um lugar muito melhor, tanto para empreender, quanto para viver”, detalha o dirigente.

O comitê será presidido pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rodrigo Lorenzoni, que coordenará os trabalhos e apontará os representantes da sociedade civil por portaria. “Nas primeiras reuniões faremos um diagnóstico do cenário e desafios da economia para depois traçarmos um plano de ação. Tenho certeza que este espaço de diálogo e troca de informações com a sociedade será de extrema importância para o futuro da nossa cidade’’, explica Lorenzoni.

Segundo o prefeito Sebastião Melo, o Governo tem um papel de facilitador na sociedade: “não podemos atrapalhar a vida do empreendedor. Precisamos cuidar do presente para termos um futuro melhor”.

Além do prefeito Sebastião Melo, do vice Ricardo Gomes e do secretário Rodrigo Lorenzoni, integram o comitê participantes da sociedade civil ligados a 50 entidades que representam as mais diversas atividades econômicas, desde o varejo e indústria ao setor de serviços, como a CDL Porto Alegre.

Panorama

Porto Alegre tem hoje 109.668 microempreendedores individuais e outras 129.715 empresas registradas, totalizando 239.383 empresas ativas. De acordo com os dados da Endeavour, de indicadores de competitividade, a Capital encontra-se na 9ª posição na classificação geral de Cidades Empreendedoras do Brasil.

DesenvolvePOA

Durante o evento também foi apresentado Portal, em que todos os programas e iniciativas da prefeitura voltadas ao desenvolvimento econômico estão disponíveis de forma rápida e simples ao cidadão. O portal, que ainda está em fase de aperfeiçoamento, foi criado através de uma parceria da Secretaria Municipal de Turismo, Secretaria de Comunicação e Procempa.

Dados: Prefeitura Municipal de Porto Alegre | CDL POA

29 setembro 2021