CDL POA: Expectativa para o Dia das Mães é positiva e pode superar 2019 mesmo com o cenário econômico desafiador

Diante de um período adverso no cenário econômico, a CDL POA mostra que as datas comemorativas são oportunidades valiosas para a retomada do consumo. O Dia das Mães, segunda melhor data para as vendas no comércio e de grande motivação emocional, perdendo apenas para o Natal, é um momento de otimismo para o comércio. As vendas de 2022 não podem ser comparadas aos anos de 2020 e 2021, quando as restrições decorrentes da pandemia do coronavírus estiveram em curso, com fechamento das lojas e impossibilidade de encontros. Por isso, a Entidade entende que todas as datas comemorativas e ações promocionais de 2022 fazem parte do importante reaquecimento dos negócios. E, em Porto Alegre, este movimento teve início em fevereiro, com a campanha do Liquida Porto Alegre. A expectativa é de que os números possam superar 2019.

Para o economista-chefe da CDL POA, Oscar Frank, o Dia das Mães promove a ativação de diversos segmentos relevantes para a  economia, incluindo “beleza e moda”, “eletrônicos e informática”, “casa e decoração”, “óticas e joalherias”, “livrarias e papelarias”, entre outros. Segundo Frank, apesar da conjuntura adversa, o estímulo concedido recentemente pelo governo federal por meio da injeção de recursos destinados aos trabalhadores, aposentados e pensionistas pode ajudar no fomento às vendas. “Entendo que os lojistas mais beneficiados serão justamente aqueles que se prepararam com a devida antecedência para a data, a partir de ações como: otimização da estrutura de logística de entrega; treinamento de funcionários; customização de soluções aos clientes; estoques e meios de pagamento adequados; e divulgação de produtos e serviços em mais variados canais”, destaca o economista.

Para o presidente da CDL POA, Irio Piva,  o Dia das Mães poderá ajudar alguns setores econômicos que vêm apresentando recuperação, com aumento no índice de empregos e na confiança do consumidor. Isso mesmo considerando os desafios apresentados pelo cenário econômico, como inflação e taxa de juros altos. “Estamos vivendo um momento de retomada e temos motivos para sermos um pouco mais otimistas porque, nos dois últimos anos, este período do dia das mães foi difícil, e as pessoas não puderam se reunir. Agora, com a abertura, existem motivos para presentear porque, na medida em que acontecem os encontros, as pessoas também querem estar mais bem vestidas e isso acaba movimentando a economia de uma forma geral a expectativa é superior ao Dia das Mães de 2019”, aponta Piva.

Neste ano, a CDL POA realiza uma campanha focada no lojista, de suporte às vendas no Dia das Mães. Foi lançado, com antecedência (20/04) um e-book com dados e dicas para a realização de uma boa e completa ação comercial direcionada à data. Além disso, a Entidade disponibilizou cards personalizados para que pudessem ser usados nas redes sociais das empresas, com o tema ‘No Dia das Mães, amor e presente nunca são demais”. Uma das sugestões da Entidade é a busca por  oferecer sugestões de presentes que combinem com a personalidade da pessoa a ser presenteada, aproveitando os novos modelos de consumo criados nos últimos tempos, como  assinatura de vinhos, livros ou café; materiais da linha ‘faça você mesmo’, como materiais para criação de decoração e artigos criativos, entre outros.

03 maio 2022