CDL POA debate os impactos do Dia das Mães para a retomada do comércio

Para debater as expectativas para o Dia das Mães na retomada dos setores de comércio, varejo e serviços, neste momento ainda tão desafiador para os negócios e para a sociedade, a CDL POA participa do Programa Contraponto, da Rádio Guaíba, apresentado por Fabiano Brasil, na noite desta sexta-feira (7). Participaram do debate os membros da Entidade: o vice-presidente de Marketing, José Roberto Resende, o vice-presidente Administrativo e Financeiro, Octavio Scheibe, e a diretora de Sustentabilidade, Ana Claudia Bestetti.

Junto ao debate sobre o tema, a CDL POA apresenta o Guia de Dia das Mães 2021: Esperança para a retomada. O material foi lançando em um formato que vai diretamente ao encontro das necessidades dos varejistas, tendo como ponto de partida a Esperança, que surge a partir do avanço das atividades comerciais, das novas oportunidades de bons negócios, da recuperação da economia. O Guia consolida as tendências de mercado, analisando e compilando dados para que os lojistas possam aplicá-los de fato no seu cotidiano. Os empresários consultados para o projeto referem que a data carrega um simbolismo especial, que reforça o sentimento de afeto e positividade para o futuro. “Queremos impulsionar o que chamamos de Círculo Virtuoso da Esperança, onde todos os envolvidos nesta engrenagem fazem a corrente girar e a retomada acontecer”, explica o presidente da CDL POA, Irio Piva.

Veja os principais pontos debatidos no Programa Contraponto:

Ana Claudia Bestetti

“Na minha opinião, ser mãe é a função mais importante para uma mulher que tem oportunidade de gerar uma vida. A presença de uma mãe desperta sentimentos que impulsionam a troca de afeto. Por isso, esta é a segunda data mais importante do calendário varejista, ficando apenas atrás do Natal. Há uma grande expectativa para este dia, e apesar de tudo o que vivemos e desta sombra que paira sobre nós, eu percebo uma imensa esperança nas pessoas e isso move o empresariado. Esta esperança que se cultiva no Dia das Mães também embala a esperança para o resto do ano”

“O crescimento das expectativas está intimamente ligado ao panorama sanitário. Estamos aumentando os índices de vacinação e, em breve, teremos uma possibilidade de ir e vir maior, com cuidado, sem aglomeração, e isso vai retroalimentando esta esperança. Tenho observado um crescimento do consumo e da movimentação. Em maneira geral, as pessoas estão muito cuidadosas e confiantes

Vejo que muitas cafeterias e restaurante estão criando novas formas de serviço para os clientes. O setor de gastronomia e grupo de serviços e eventos sofreu demais na pandemia. Mas o comerciante é muito resiliente, bravo, e foi criando outras formas de atender e bem-cuidar o cliente. Ao longo do tempo teve esta inovação, esta reinvenção do cliente”

“São dois momentos de consumo. No físico a pessoa vai para satisfazer uma necessidade ou socializar – isso é insubstituível e que não vai acabar nunca. Já o digital traz uma nova vivência que é o conforto e a experiência. Que é receber aquilo que se espera e um algo mais. Com a logística da entrega a gente consegue chegar muito rápido ao cliente. A tecnologia aproxima as pessoas e permite formas bem distintas de surpreender o cliente, imagine, nós podemos entrar na casa dele, acessá-lo diretamente. Isso é uma grande oportunidade para os prestadores de serviço”

“O desafio é muito grande para o pequeno comerciante porque as opções de mercado para um cliente são inúmeras, e há dificuldade para o pequeno empreendedor colocar essas coisas em prática. Mas, o brasileiro é um povo que tem uma facilidade muito grande de se reinventar, uma energia, uma vontade, uma alegria de fazer e mudar

“Quando analisamos o Guia da CDL POA, percebemos que as dicas práticas apresentadas são relevantes demais para o dia a dia do comércio. Podem ser aplicadas hoje, amanhã, em qualquer momento”

José Roberto Resende

“Preparamos um Guia para o Dia das Mães, que vem para esta data, mas que serve para o ano todo. Porque ele tem dicas fáceis de serem implementadas: como atrair clientes, como vender mais, como estar mais conectado com o mercado. A palavra-chave deste Guia é esperança – da retomada do consumo, do comércio, da economia. A última reunião de Diretoria da CDL POA, nesta semana, foi quando mais se falou em esperança e esta expectativa de que as coisas voltem ao normal o mais breve possível. Este Guia está em linha com o mercado, tem o timing perfeito para o empresário

“Há perguntas para as quais ainda não temos resposta, como ‘Quando acaba tudo isso?’. Assim, a pergunta que realmente levará a ação é ‘Como eu lido com isso?’. Sabemos que se aumenta o contágio, aumentam as restrições. Se diminuiu o contagio, liberam as restrições. Estamos a quase 40% da vacinação, nós estamos em um caminho de retomada. Quando o cenário é positivo, a forma de trabalhar com a minha equipe é diferente, o desempenho é diferente, a possibilidade de compra é maior. E isso muda tudo”

O consumidor exponenciou a conveniência, porque sentiu o prazer da compra com comodidade. O shopping também passou por uma mudança radical, porque era um centro de experiência, e o e-commerce era transação. Agora, o consumidor quer entrar no shopping, comprar logo e ir embora. O shopping mudou o foco para transação e o online expandiu para experiência

“O WhatsApp é uma maneira de humanizar a venda física, e está disponível de forma gratuita para levar o cliente até a loja ou a loja até o cliente, mudou a forma de vender e consumir. O digital mudou a forma de vender pelas redes sociais e não custa caro, pelo contrário, pode ser gratuito ou custar muito barato. A questão é entender como isso funciona

O digital é uma tendência irreversível, tende a aumentar cada vez mais, mas isso não quer dizer eu o varejo físico vai perder relevância. Isso vai só mudar. O vendedor também tem o papel de fazer contato com o cliente no digital, pelo WhatsApp pela rede social. O futuro então está em usar omnicanalidade, para pagar da forma que quiser, da maneira que quiser. O consumidor é o foco, o centro, ele diz qual experiência quer ter. O lojista tem que oferecer a experiência que ele precisa naquele momento. A operação está cada vez mais complexa porque o consumidor está cada vez mais exigente e seletivo. A pandemia antecipou tendências que viriam mais na frente. Ninguém conseguiria imaginar que na China, por exemplo, o Pinduoduo, com apenas 5 anos, ultrapassou o Alibaba com tendências e soluções incrivelmente diferenciadas. Nunca houve tanta oportunidade de um pequeno empreender se tronar grande, e antagonicamente nunca houve tanta oportunidade de um pequeno sobreviver a partir do novo

Octavio Scheibe

“2020 para o comércio foi muito ruim. Incerteza, fechamento, empresários tentando entender o cenário, momento de muita inquietude. Teremos um Dia das Mães com o varejo aberto, população sabendo lidar melhor com a pandemia, vacinação acontecendo. Shoppings com medição de temperatura, obrigatoriedade do uso de máscara. Este Dia das Mães é um momento de virada, acreditamos que o comércio e as vendas tendem a melhorar. As pessoas indo para rua, com segurança, consomem mais. Todos são beneficiados com este círculo da economia girando”

“O Dia das Mães é a segunda data mais importante. E este momento é determinante para o setor que mais sofreu com a pandemia – vestuário e calçados na pandemia, que não tem a mesma penetração que os outros no online

“O digital hoje constrói uma relação com o cliente que antes não existia, principalmente com o local, porque o consumidor estabeleceu uma nova relação com os pequenos comércios que o atenderam na pandemia e com os quais mantém conexão”

O sucesso está em 3 pontos: integrar canais; garantir a segurança; oferecer boas ofertas

“Este Guia da CDL POA está disponível para o lojista para entender o mercado, como atrair o consumidor, entende-lo, e como aproveitar melhor as ferramentas para incrementar as vendas”

Data

08 maio 2021

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