Campanha da CDL POA chega ao fim: Lojistas encerram Liquida Porto Alegre com bons negócios

A 26ª edição do Liquida Porto Alegre, que terminou no último domingo (05/03), superou as expectativas de lojistas e teve adesão de 4.932 estabelecimentos, em 95 bairros da cidade. Alguns participantes contabilizaram incremento de até 20% em relação ao ano passado. A ação, iniciada em 24 de fevereiro, tem como propósito movimentar o comércio, gerar arrecadação e empregos, e promover o ambiente de negócios da Capital. A CDL POA apurou descontos de até 70%, em alguns estabelecimentos, e colheu relatos de lojistas. Todo o material de divulgação e impulsionamento digital foi disponibilizado gratuitamente aos lojistas que aderiram ao Liquida.

Neste ano, o mote da campanha foi “Liquida Forno Alegre”, uma referência ao calor da cidade que derreteu os preços.  Além disso, o personagem “Super Liquida” visitou mais de 150 estabelecimentos, nas principais zonas do comércio. Segundo o presidente da Entidade, Irio Piva, houve uma forte participação dos negócios locais, superando a edição de 2022 em 7%, o segundo melhor resultado histórico da Campanha em adesões. “Esperávamos ficar em torno de 4,8 mil lojas e chegamos a quase 5 mil. Conforme o projeto foi se desenvolvendo, mas participantes aderiram”, destacou Piva.

O dirigente avalia que, a partir de percepções iniciais, o melhor desempenho desta edição ficou por conta das lojas que têm um tíquete médio maior: “o consumidor que queria adquirir um produto mais caro esperou o período do desconto”. A participação dos principais shoppings de Porto Alegre contribuiu para o sucesso da Campanha e para o crescimento das vendas, inclusive, nos serviços, que também foi impactado, especialmente nos shoppings centers, segundo Piva. “O ambiente de promoções propicia maior circulação de pessoas, o que estimula também atividades de lazer e gastronomia nas regiões de consumo”, disse.

Em âmbito geral, o presidente da CDL POA acredita que o resultado foi muito positivo, porque aproximou as marcas das vizinhanças. “É uma oportunidade de o lojista conhecer melhor seu público e o consumidor que costuma comprar na internet também dá uma chance para o negócio local”, refletiu Piva.

Cases

O vice-presidente da CDL POA, Carlos Klein, proprietário da marca de vestuário Via Condotti, detalha que, neste Liquida, houve um expressivo aumento de suas vendas, chegando ao incremento de 28%. “Foi muito bom, conseguimos fazer promoções que não estávamos conseguindo fazer desde a pandemia”, relatou Klein. Já no primeiro final de semana de descontos e promoções, estava vendendo 12% acima do normal, mas o faturamento aumentou ainda mais na reta final da ação. No último sábado do Liquida, Klein conta que vendeu 70% a mais do que no mesmo sábado do ano passado. O proprietário comentou, ainda, ter aproveitado o Liquida para lançar uma camisa que não precisa passar. “Aderimos de forma agressiva à campanha e fizemos uma divulgação muito intensa, o lançamento deu muito certo e até não tem mais estoque”, entusiasmou-se.

O presidente da CDL POA, Irio Piva, proprietário do Grupo Elevato, refere que historicamente fevereiro é um mês menos positivo para o seu negócio, e que, neste ano, a queda nas vendas foi drástica, chegando a 25%. “No entanto, após o carnaval, com a adesão ao Liquida Porto Alegre e as promoções que realizamos, atraímos consumidores e fizemos este percentual diminuir significativamente, chegando próximo a 5%. Foi extraordinário”, destaca o empresário.

O vice-presidente da CDL Jovem POA, Diego Cobalchini, diretor executivo da Sulina Iluminação, afirma que os resultados com o Liquida Porto Alegre vieram pela primeira vez em 2023, com o foco na gestão de seus vendedores. “Participamos vários anos da Campanha e não víamos um incremento tão significativo na receita, achávamos que o problema estava na adesão dos consumidores do nosso segmento. Mas, neste ano, resolvemos fazer diferente: separamos para a promoção itens que estavam parados em nossos estoques, que dávamos como venda perdida; orientamos nossos vendedores para terem foco nesses itens e os remuneramos a cada uma dessas vendas. Foi um sucesso! Limpamos o estoque”.

Assine a nossa Newsletter!

Fique por dentro das principais novidades do varejo, economia,
projetos de inovação e tendências do Rio Grande do Sul!

    Você é associado à CDL POA?*



    Data

    06 março 2023

    Compartilhe