Cadastro Positivo e Open Finance: como esses sistemas estão revolucionando o mercado de crédito

Transformações do mercado de crédito a partir do Cadastro Positivo e do Open Finance foram tema do primeiro episódio do Podcast C(on)versão, da CDL POA

O Cadastro Positivo e o Open Finance estão revolucionando o mercado de crédito. “É um momento de descentralização, desburocratização e democratização do crédito no país”, afirma  o superintendente Maico Renner. No primeiro episódio do Podcast C(on)versão, lançado recentemente pela CDL POA, Renner e o diretor comercial da Boa Vista, Alexandre Kanbach, falam sobre Cadastro Positivo e Open Finance. Eles analisam como esses sistemas estão revolucionando o mercado de crédito. Conforme Renner, o Brasil passa por uma fase muito especial do crédito. 

De acordo com Renner, a partir do momento que passamos a ter informações positivas das pessoas – através do Cadastro Positivo – é possível realizar análises e concessões de crédito com maior assertividade, ao contrário do que era antes com análises de informações restritivas. “Agora desenvolvemos um score muito mais ancorado em informações positivas”, destaca.

Segundo Renner, um dos benefícios é o aumento do acesso ao crédito no Brasil. “Temos mais de 30 milhões de pessoas desbancarizadas que não têm acesso ao crédito e com isso já estamos passando por um processo de expansão do crédito”, reforça. Além do Cadastro Positivo, Renner pontua a importância do Open Finance.

“Com o Open Finance quem é dono da informação é o cliente e ele pode compartilhar as informações que ele quiser e por quanto tempo quiser”, explica, reforçando que limites de crédito, taxas e condições de pagamento passam a ser elaborados de forma mais adequada para o perfil dos clientes. 

Cadastro Positivo beneficia 140 milhões de consumidores

Conforme o diretor comercial da Boa Vista, Alexandre Kanbach, a alteração da legislação do Cadastro Positivo em 2017 foi fundamental para ampliar a base de dados. “Atualmente o Cadastro Positivo chega a beneficiar aproximadamente 140 milhões de consumidores”, afirma. Segundo Kanbach, a Boa Vista se inspirou em iniciativas feitas fora do Brasil, principalmente nos Estados Unidos.

“Nossas soluções são híbridas, elas levam em consideração a parte negativa – que continua sendo uma parte importante das nossas bases – e agregam a elas o lado positivo. A partir do momento que isso é feito passamos a ter acesso a uma visão muito mais clara do consumidor”, enfatiza Kanbach. 

O objetivo do recém lançado Podcast Conversão é compartilhar conhecimento que fortalece o ambiente de negócio e, na primeira temporada, o tema é crédito. O C(on)versão traz especialistas que vão apresentar e debater sobre as principais tendências desse cenário.

Gestão de carteira, inadimplência e inteligência no uso de dados são alguns dos assuntos a serem abordados nos próximos episódios. O primeiro episódio sobre Cadastro Positivo e Open Finance está disponível aqui

Data

17 maio 2022

Compartilhe