Balanço CDL POA – Web Summit Lisboa 2021

A CDL POA esteve presente nos quatro dias que marcaram a realização do Web Summit em Lisboa, reunindo cerca de 40 mil pessoas, de 165 países, com a participação de mais de 700 palestrantes, entre 1 e 4 de novembro. Com a missão de compartilhar as principais tendências globais com ações práticas e relevantes às comunidades do mundo inteiro, a Entidade varejista de Porto Alegre buscou foco nos eventos de tecnologia, práticas de gestão ESG e marketing.

O presidente da CDL POA, Irio Piva, contou como foi sua participação no evento e elencou os mais relevantes pontos:

A edição de 2021 do Web Summit começou com a fala do prefeito de Lisboa, Carlos Moedas, muito conectada com o momento que estamos vivendo, querendo e realizando ações para transformar a cidade na capital da inovação. Lisboa anda a passos largos rumo à conquista deste objetivo, o que é um exemplo para nós.

Uma das apresentações que mais causaram impacto, foi a entrevista feita no palco com a ex-funcionária do Facebook, Frances Haugen, na qual disse que o maior ponto de inflexão não são os conteúdos ruins na internet e, sim, como o algoritmo potencializa isso. Segundo ela, o critério é financeiro, tanto que quem decide é a mesma diretoria que responde pela área comercial. Obviamente, isso é algo que preocupa a todos que apostam na transparência e na democracia como forma de melhorar o mundo. Todos sabemos da responsabilidade que os países altamente desenvolvidos devem ter em relação àqueles que ainda vivem em piores condições, especialmente em nível de educação.

Entre os conceitos e práticas presentes, estiveram o propósito, a sustentabilidade, a saúde, a longevidade, o empoderamento da mulher e a diversidade. Sobre igualdade, ouvimos a Ayo Tometi, co-fundadora do Movimento Black Lives Matter, cuja presença no palco emocionou, falando com profundidade sobre aquilo que já sabemos, mas que precisamos ouvir muitas vezes: que todas as vidas importam.

Outro palestrante que me impactou foi o Brad Smith, presidente da Microsoft, que não se deteve apenas ao ambiente seguro da tecnologia, mas abrangeu fortemente uma causa muito importante para o planeta que é a emissão de gás carbônico e o quanto a empresa está investindo para resolver essa questão global.

 Cito, ainda, o discurso daquele que considero um estadista, o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmando que todas as instâncias do seu Governo estão empenhadas em fazer da inovação uma realidade, trazendo a percepção corretíssima de que a tecnologia é um meio para melhorar a vida das pessoas e não para torná-las seres humanos totalmente automatizados, o que todos temos que ter como premissa.

 Por fim, uma das coisas que mais me impressionou foram as muitas opções de investimento virtual com tecnologias que, certamente, mudarão o mercado e aumentarão ainda mais o valor do compartilhamento e da escala.

 Foi, sem dúvida alguma, uma verdadeira imersão em tecnologia, inovação e empreendedorismo e, muito disso, foi trazido pelas mais de 1500 startups presentes, apresentando alternativas e soluções para problemas que já conhecemos e, principalmente, para aqueles que sequer nos demos conta de que existem.

Veja as percepções dos membros da CDL POA que também estiveram no evento: https://cdlpoa.com.br/noticia/cdl-poa-compartilha-percepcoes-sobre-o-web-summit-lisbon-2021/

Data

08 novembro 2021

Compartilhe