Auxílio emergencial supera emprego com carteira

AGOSTO, 2020

Criado após acordo entre Congresso e governo federal, o auxílio emergencial de R$ 600 alcançou a marca de 2,6 milhões de pessoas no Rio Grande do Sul. Isso quer dizer que o número de beneficiários superou o de trabalhadores gaúchos com carteira assinada. Em julho, o Estado tinha 2,4 milhões de profissionais ocupando vagas formais.

A diferença entre os dois grupos equivale a 188,8 mil pessoas. Aproxima-se da população de um município como Passo Fundo (203,3 mil habitantes).

ZH consultou os dados sobre o auxílio emergencial no Portal da Transparência. Já as informações sobre mercado de trabalho estão disponíveis no Caged, o cadastro de empregos formais do Ministério da Economia.

O alto nível de dependência do auxílio emergencial durante a pandemia não é exclusividade do Rio Grande do Sul. No total, 25 Estados têm mais beneficiários do programa do que trabalhadores com carteira assinada. As exceções são Distrito Federal e Santa Catarina.

Preocupação

Lançado em meio à crise, o auxílio busca, principalmente, amparar trabalhadores que perderam a renda com a chegada do coronavírus. O grupo contempla os informais – aqueles que já atuavam sem carteira assinada antes da pandemia.

Para os próximos meses, há incertezas a respeito da iniciativa. O alto custo, aliado a restrições nas contas públicas, pressiona o governo a buscar alternativas. Até o momento, o valor disponibilizado, só no Rio Grande do Sul, chegou a R$ 4,4 bilhões. O quadro preocupa analistas.

– O auxílio é um programa temporário, para uma situação específica. Sabemos que o governo não tem como sustentar a economia indefinidamente – pontua Oscar Frank, economista-chefe da CDL Porto Alegre.

O avanço da covid-19, além de prejudicar o trabalho de informais, causou destruição de postos com carteira. Entre fevereiro e julho, o Rio Grande do Sul perdeu 131,4 mil postos formais.

Fonte: Jornal Zero Hora – Edição impressa em 28 de agosto de 2020.

___________________________________________________

A CDL Porto Alegre reafirma seu compromisso em acolher as necessidades dos varejistas, auxiliando-os a transpor os entraves da disseminação do coronavírus. A Entidade tem a convicção de que a unidade do setor fará grande diferença neste momento tão delicado e de apreensão para todos. Com a atenção e a disponibilidade de cada empresário, para fazer a sua parte, o setor sairá ainda mais forte desta crise.

28 agosto 2020