Assuntos em alta: como as tendências de consumo podem ajudar na sua estratégia de vendas - CDL POA

Assuntos em alta: como as tendências de consumo podem ajudar na sua estratégia de vendas

Nos últimos dias, vimos uma explosão de assuntos relacionados ao universo da Barbie, movido pelo lançamento do aguardado filme da boneca mais famosa do mundo. Com isso, marcas passaram a lançar produtos licenciados e se apropriaram do universo da personagem para impulsionar as vendas. São lojas de roupas com vitrines rosas, sugestão de cardápio com os itens favoritos da Barbie e estratégias de marketing nas redes sociais para aumentar o engajamento. As ideias são diversas e muito criativas. Mas o que podemos aprender com isto?

Não é de hoje que as marcas aderem a temas que estão em alta para ajudar nas vendas. Por exemplo, é comum no fim do ano as lojas incorporarem o espírito natalino para atrair os consumidores ou aproveitarem campanhas promocionais – como o Liquida Porto Alegre – para estimular o consumo de itens selecionados. Agora, as redes sociais e ferramentas de busca agregam ainda mais valor para esta estratégia, por meio da popularização de assuntos que antes eram segmentados ou que não eram vistos claramente como uma oportunidade comercial.

Descobrindo os assuntos do momento

E como ficar atento ao que está em alta? Nas redes sociais há mecanismos que ajudam os usuários a monitorar os tópicos mais comentados, além de sugerir postagens de pessoas que possam interessar o internauta, a depender do tipo de conteúdo que cada pessoa consome. Um exemplo disso é o Twitter, com os Trending Topics, que mostra as palavras-chave mais usadas no site. Ainda, é possível ver todos os principais posts relacionados ao assunto ao clicar nesses temas em destaque.

Se quiser também fazer buscas mais relacionadas com o seu negócio, o Google Trends é uma ótima ferramenta. Nele, os usuários podem explorar as maiores pesquisas da plataforma, buscar palavras específicas e ver o interesse da audiência, locais de maior procura, assuntos relacionados e mais! 

Conheça sua comunidade 

Com certeza, não será com todos os assuntos que você poderá relacionar o seu negócio. A criatividade ajuda muitas vezes, mas produtos e serviços segmentados podem ter maior dificuldade para encontrar pontos em comum. Portanto, nossa dica aqui é conectar-se com sua comunidade. 

Por vezes, nosso público-alvo não se sente representado pelas principais tendências, mas em todos os grupos existem assuntos que estão em alta. Para isto, é preciso estar onde seu público está. Saber quais as redes de preferência, fazer parte das comunidades, seguir influenciadores especializados no segmento. Só assim podemos nos empoderar do que está sendo comunicado e utilizar isso a favor do nosso negócio. 

O que muitas livrarias estão fazendo é usar o TikTok para fomentar suas vendas. Nesta rede, criadores e usuários compartilham suas leituras fazendo resenhas rápidas. Com isto, houve um aumento no número de vendas de certos livros, o que atraiu a atenção de livrarias e editoras. É muito comum em algumas lojas ou sites terem uma parte dedicada aos “favoritos do Tiktok”. Ou seja, encontre suas comunidades e saiba como se comunicar com elas. 

Aproveitando a sazonalidade das datas

Datas comemorativas sempre são uma boa oportunidade para vender mais, pois são épocas em que há um estímulo para o consumo. Portanto, conhecer o seu público e saber aproveitar cada data é essencial para bons resultados. Há diversos tipos de mães, filhos, pais e avós. E das mais diversas idades. 

Com as redes sociais é possível mostrar sugestão de lista de presentes, ver o que foi vendido mais nos anos anteriores e focar suas estratégias de vendas para estes itens. Há diversas estratégias que podem alavancar suas vendas!

A CDL Porto Alegre, com um olhar sempre atento às tendências de mercado, compartilha nas principais datas comemorativas do calendário varejista guias que ajudam os negócios, com dicas práticas para cada ocasião. Caso se interesse pelo assunto, você pode conferir os últimos conteúdos neste link.

 

Data

20 julho 2023

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