Ambientes colaborativos entre varejo e indústria geram eficiência e produtividade

Entenda como a colaboração entre varejista e fornecedor trazem inúmeros benefícios para o mercado e qual o papel da tecnologia nesse contexto 

A promoção de ambientes colaborativos entre varejo e indústria são importantes para a cadeia de suprimentos, bem como para o funcionamento do mercado como um todo. Dessa forma, a colaboração entre os setores favorece a produtividade, ajustando assim previsões de demanda e garantias de estoque.

A tecnologia é essencial para garantir a integração entre varejo e indústria, possibilitando o envio de informações em tempo real e, portanto, a organização de todas as etapas do processo: desde a confecção até a entrega do produto.

Um dos fatores fundamentais para garantir um bom funcionamento da cadeia de suprimentos é, justamente, entender que o mercado funciona a partir da definição de estratégias adequadas, seja para garantir a produtividade da indústria; seja para  a lucratividade no varejo. Desta forma, é fundamental que os setores não operarem de maneira isolada.

Como indústria e varejo podem se ajudar para entender mais do consumidor

O ponto central de todas as estratégias é o consumidor. Nesse sentido, indústria e varejo podem atuar de forma cada vez mais integrada a partir da definição de processos como logística, gestão de estoque, comportamento de vendas e dados sobre a demanda. 

Assim, o comportamento de consumo impacta as tendências de varejo e, consequentemente, o papel da indústria. Portanto, o relacionamento entre os setores se mostra cada vez mais estreito e necessário. O objetivo, no final das contas, é maximizar os resultados para ambos lados a partir da definição de parcerias estratégicas.

A partir da coleta e análise de dados aprofundados sobre as necessidades dos clientes, os varejistas conseguem demandar exatamente o que está sendo procurado e a indústria pode aumentar (ou reduzir) a produção do que apresenta mais (ou menos) saída. 

De modo geral, a troca de informações entre varejo e indústria favorece a assertividade da cadeia de consumo a partir da criação de ambientes colaborativos. Para isso, é essencial que todos os elos de um canal de distribuição trabalhem de forma integrada e colaborativa, com o objetivo de alcançar ganhos de eficiência e de produtividade. 

Data

27 junho 2022

Compartilhe