Abril Verde: a campanha que promove saúde e segurança do trabalho

ABRIL, 2021

Uma importante campanha para quem se preocupa com a segurança do trabalho! Assim, o Abril Verde busca sensibilizar a reflexão e elaboração de métodos de prevenção contra as doenças e os acidentes originários da execução das funções no trabalho.

A principal finalidade do movimento é promover um tempo para o bem-estar e condições laborais aos trabalhadores. Quer entender melhor o Abril Verde? Confira a leitura!

Como o movimento surgiu?

A ideia surgiu a partir da Organização Internacional do Trabalho, em 28 de abril de 2003. O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho foi criado devido a um acidente grave que aconteceu em Virgínia, Estados Unidos, no ano de 1969, e provocou a morte de 78 funcionários.

O Brasil começou a utilizar, em 2005, a mesma data para sinalizar o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças Ocupacionais. A campanha tornou-se Lei nº 11.121/2005 e, além disso, dia 7 de abril passou a representar o Dia Mundial da Saúde.

Por essa razão, o mês tornou-se essencial para a reflexão a respeito de todos os cuidados com o bem-estar, a saúde e a qualidade de vida de todos os trabalhadores. Além disso, também é necessário para analisar a importância de empresas e governos investirem na segurança e na prevenção de acidentes.

Afinal, o que é o Abril Verde?

O programa trata-se de uma participação espontânea da população, criado com a intenção de promover uma nova cultura de redução e eliminação de acidentes no trabalho e doenças ocupacionais.

Neste cenário, o movimento é caracterizado no calendário nacional com o laço da cor verde, correspondente à Segurança no Trabalho. Por isso, o mês de abril é celebrado como uma data específica para estreitar as relações e a proteção de todos os colaboradores do ambiente laboral.

Quais os objetivos do Abril Verde?

Algumas finalidades do programa estão classificadas em:
– organizar ações;
– conscientizar a população a respeito da saúde e segurança no trabalho;
– estimular a cultura de prevenção;
– analisar os indivíduos dentro e fora do local de trabalho;
– refletir sobre a responsabilidade de empresas e gestores;
– mensurar os riscos;
– engajar a sociedade.

Quais estratégias podem ser adotadas para o Abril Verde?
As empresas podem representar algumas ações estratégicas em qualquer companhia, independentemente do seu tamanho ou orçamento. Dessa forma, algumas alternativas, são:
– debates;
– palestras;
– seminários;
– campanhas publicitárias;
– mobilizações sociais;
– treinamento dos funcionários sobre prevenção de acidentes e doenças.

Com os argumentos acima, é possível entender como o abril verde é essencial para a elaboração de práticas que orientem a promoção do bem-estar, tranquilidade e segurança dos empregados. Por isso, não deve ser deixado de lado.

Como a Ativa Medicina pode ajudar
Oferecer o melhor da Medicina e Segurança do Trabalho: assim a Ativa Medicina participa diariamente da vida da sua empresa. Consolidada há mais de uma década, a experiência em qualidade permite levar segurança jurídica a cada cliente.
A Ativa Medicina trabalha com profissionais qualificados perto de você! Com uma rede extensa, presente em todo o Brasil, sua Sede Administrativa está localizada no Centro de Porto Alegre (RS).
Com Unidades Operacionais presentes nos municípios gaúchos de Porto Alegre, Gravataí, Gramado, Canela e Rio Grande, está instalada também na cidade de Recife (PE). Além disso, possui unidades móveis que levam aos seus clientes a mesma praticidade e benefícios de suas estruturas físicas.

Facilidade no Dia a Dia
Para uma maior comodidade, exames complementares (laboratório, imagem, audiometria, eletro e outros) podem ser realizados em um único lugar. A Ativa possui estrutura completa em suas unidades e redes credenciadas, preparada para atendê-lo com equipamentos de ponta.
Saiba mais sobre a ATIVA: https://ativamedicina.com.br

08 abril 2021