A terceira entrevista da série “O varejo pelas mulheres” conversa com Virgínia Menezes, gestora jurídica da CDL POA

A terceira entrevista da série “O varejo pelas mulheres” conversa com Virgínia Menezes, gestora jurídica da CDL POA

25

MARÇO, 2021

Notícias

Em comemoração ao mês da mulher, a CDL POA lança em suas plataformas digitais a ação “O varejo pelas mulheres”, com o propósito de valorizar a força do empreendedorismo e da liderança feminina nas diversas áreas que permeiam o varejo. Para isso, mulheres com destaque em suas carreiras profissionais e negócios foram convidadas a participar de uma série de entrevistas disponibilizadas no site da Entidade durante o mês de março.

No terceiro episódio desta série, a CDL POA conta com a participação de sua gestora jurídica, Virgínia Menezes, graduada em Direito, pós-graduada em Direito Tributário e em Direito Digital, Certificada DPO pela ASSESPRO RS.

Confira esta entrevista exclusiva:

  1. Como você vê a presença feminina no mercado de trabalho, em especial, em posições de gestão?

Bom, inicio lembrando que a caminhada das mulheres, pela inserção no mercado de trabalho, foi bastante longa. Historicamente, as mulheres eram responsáveis exclusivamente por cuidar da casa e dos filhos, não se falava, nesta época, salvo exceções, na provedoria da família como uma reponsabilidade feminina. Assim, aquelas que precisavam trabalhar para obter o próprio sustento (em geral, mulheres solteiras ou viúvas) dedicavam-se, normalmente, a atividades de limpeza, culinária e costura. Este cenário só foi alterado, em 1940, com o crescimento da indústria, sendo que somente em 1970 constatou-se um efetivo aumento das mulheres no mercado de trabalho, especialmente trabalhando como cozinheiras, costureiras, professoras e vendedoras. Com o avanço da história, as mulheres foram galgando cada vez mais espaços e, atualmente, podemos dizer que estamos em todas as profissões, pois, como diz a famosa frase: “Lugar de mulher é aonde ela quiser”.

Assim, vejo com muita alegria a crescente presença feminina no mercado de trabalho e esse crescimento foi demonstrado em recente levantamento do IBGE, que constatou que a taxa de participação das mulheres na força de trabalho aumentou em 2,9 % em 8 anos. As mulheres são fortes, dedicadas, comprometidas, responsáveis e possuem seu lado maternal que traz a sensibilidade ao mercado de trabalho. Com isto, seja em cargos de gestão ou operacionais, as mulheres fazem toda a diferença no mercado de trabalho e não é à toa que cada vez ocupamos mais espaços.

  1. Quando você decidiu que queria seguir a carreira em que está hoje?

Sou filha de policial civil aposentado e advogado e sempre acompanhei meu pai nas atividades jurídicas, especialmente no cuidado com os detalhes de cada caso, com a necessidade de constante atualização e de cumprimento da legislação. Gosto muito de pensar e estudar sobre o novo, de encontrar alternativas jurídicas para as situações cotidianas, de apoiar pessoas e negócios e foi justamente neste ponto que me identifiquei pelo Direito dentro das organizações.

  1. Quais barreiras você sente que encontrou pelo caminho?

Barreiras sempre existem e irão existir por diversos fatores, mas é preciso ultrapassá-las e não valorá-las. Tenho presente a necessidade de sempre dedicar-me ao trabalho, ser fiel aos meus princípios e valores, ser ética, comprometida e entregar o que estou me propondo como se fosse para mim mesma e atender com excelência o meu cliente, seja interno e externo.

  1. Quais são as suas maiores motivações?

Três são as minhas maiores motivações: a minha família que é o meu bem maior (e, como mãe, em especial, as minhas filhas Mariana e Isadora), a minha realização profissional e pessoal e o atingimento de resultados para as organizações e empresas através do meu trabalho. Não há dúvidas, que o trabalho, além de gerar renda, dignifica a pessoa, satisfaz profissional e pessoalmente. Nos tornamos pessoas melhores em ambiente de trabalho. E, quando temos a oportunidade de desenvolver pessoas (sejam físicas ou jurídicas) através do trabalho em equipe, a satisfação profissional e pessoal é ainda maior.

  1. Quais são as suas metas ainda a serem alcançadas?

Quero dar às minhas filhas condições para que alcancem seus espaços e que também sejam mulheres realizadas pessoal e profissionalmente. Também tenho por meta continuar crescendo e me desenvolvendo amplamente, de forma que, com o meu trabalho, desenvolva pessoas (físicas e jurídicas).

  1. O que você acredita que a trouxe até aqui – neste seu momento profissional?

Certamente o comprometimento e responsabilidade, aliados aos meus princípios e valores.

  1. Que dicas você daria para as mulheres que desejam assumir cargos de liderança?

Acredito que não exista uma fórmula mágica, mas aprendi, desde muito cedo, que precisamos liderar pelo exemplo. Então: atualize-se, seja responsável e comprometida com o seu trabalho, seja ética e trabalhe em equipe.

_______________________________

Confira a série completa:

 

Data

25 março 2021

Compartilhe