Cadastro Positivo: base de dados otimiza concessão de crédito - CDL POA

Cadastro Positivo: base de dados otimiza concessão de crédito

Informações enviadas pelas empresas ao Cadastro Positivo influenciam na liberação de crédito com maior assertividade

A Lei do Cadastro Positivo, que estabelece requisitos específicos para o tratamento de dados relacionados à formação do histórico de crédito, existe desde 2011 e passou por mudanças significativas em 2019. Uma das principais alterações foi a saída do Opt In –  no qual os consumidores precisavam autorizar a inclusão de dados no sistema, para o Opt Out. Ou seja, todas as empresas que vendem a crédito precisam enviar dados para o Cadastro Positivo. 

Desde 2019 todas as empresas que concedem crédito, vendas a prazo ou realizam outras transações comerciais e empresariais que impliquem em tomada de risco financeiro devem por lei enviar as informações para o Banco de Dados do Cadastro Positivo. Dessa forma é possível verificar a situação dos pagamentos e também a pontuação de cada consumidor através de scores, para futuramente reduzir taxas e, consequentemente, gerar maior assertividade para a concessão de crédito

Base de dados do Cadastro Positivo otimiza concessão de crédito 

O Cadastro Positivo consegue melhorar de forma significativa as soluções de concessão de crédito, pois fornece uma visão do cliente no mercado, seja pessoa física ou jurídica. As empresas podem analisar o score dos consumidores, tanto as informações negativas – como movimentação nas solicitações de crédito e inadimplência – quanto às informações positivas.

Dessa forma, as empresas têm acesso a mais informações e, consequentemente, conseguem ter uma visão maior do histórico de cada cliente. Os scores vão de 1 a 1.000, sendo que quanto mais próximo do 1, maior a probabilidade de o cliente se tornar inadimplente e quanto mais próximo do 1.000, menor a probabilidade de se tornar inadimplente. 

A análise tanto das informações negativas, quanto das positivas, ajuda na tomada de decisões por parte das empresas. Por exemplo: caso um consumidor tenha score 350 nas informações negativas pois não costuma pedir crédito no mercado, mas tenha score positivo de 900, significa que cumpre com os pagamentos de créditos concedidos, seja compromissos financeiros e pagamentos relativos às operações de crédito e aos serviços continuados dos consumidores.

Como enviar as informações para o Cadastro Positivo

O primeiro passo é entrar em contato com o Gestor de Banco de Dados (GBD) para encaminhar  os dados. A CDL POA está preparada para auxiliar as empresas e passar todas as informações necessárias para a inclusão no Cadastro Positivo, bem como na própria implementação do layout do GBD. As empresas devem atualizar e corrigir as informações enviadas aos GBDs, em prazo não superior a 10 (dez) dias conforme a lei.

Na CDL POA o cliente encontra suporte para fazer o desenvolvimento, a assinatura do termo fonte e auxílio constante em todo o processo. Para utilizar as consultas positivas na CDL POA, a empresa precisa ser associada. No Rio Grande do Sul as empresas devem buscar a CDL POA (em Porto Alegre) ou a Rede de Entidades Parceiras para enviar os dados para o Cadastro Positivo. Com o score positivo as empresas podem liberar o crédito com mais assertividade e menor inadimplência. 

Data

09 maio 2022

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