Terceirização de cobrança: entenda o que é e quais são as sua vantagens - CDL POA

Terceirização de cobrança: entenda o que é e quais são as sua vantagens

A inadimplência é um dos principais problemas enfrentados por empresas de diversos segmentos, podendo gerar dificuldades e crises. Diante disso, medidas precisam ser tomadas, a fim de minimizar os danos e garantir a saúde financeira do negócio.

Uma excelente opção é a terceirização da cobrança, que contribui com a recuperação de créditos a receber. Se deseja saber mais sobre como essa estratégia pode auxiliar a sua organização, continue a leitura deste artigo.

O que é a terceirização de cobrança e como ela funciona?

É uma técnica muito utilizada por empresas que têm dívidas a receber, ou seja, que possui um grande número de clientes inadimplentes.

A terceirização visa reduzir tempo e recursos, bem como garantir o sucesso dessa recuperação financeira. Contar com esse serviço representa inteligência por parte dos gestores, afinal, você terá mais tempo para se dedicar integralmente aos processos do seu negócio, evitando que novos casos de inadimplência surjam.

Esse serviço não é simples, e envolve uma série de processos que garantem benefícios tanto para o credor quanto para o devedor.

Geralmente, a terceirização de cobranças costuma seguir as seguintes etapas:

• Inclusão no SCPC como estratégia de recuperação, acelerando o processo de cobrança.

• Envio de informações sobre o título em aberto (desde o nome, telefone, valores, etc.);

• Acionamento da assessoria para efetivar a cobrança;

• Informe das condições de negociação;

• Negociação com o cliente em primeiro momento por meio de SMS, telefone, encontro presencial, entre outros (extrajudicial), caso não se concretize, por ser feita via judicial;

3 motivos para adotar a terceirização de cobrança

Entre tantos, destacam-se os seguintes:

1. Serviço profissional

Quando você tem o apoio de uma empresa terceirizada, contará com uma equipe de trabalho especializada e responsável pela efetividade e a qualidade nas cobranças e, consequentemente, aumentando as chances de resultados positivos.

2. Agilidade no processo e redução de custos

Empresas terceirizadas de qualidade possuem técnicas e sistemas adequados para o serviço, o que gera uma alta taxa de retorno referente aos valores em aberto.

3. Mais tempo para ser dedicado a tarefas essenciais

Já que você contará com uma equipe externa para fazer as cobranças, os seus colaboradores ficarão livres para cumprirem as demandas internas e que exigem a devida expertise.

Vantagens de contar com a terceirização de cobranças

• Ganho no relacionamento com o cliente;

• Evita prejuízos maiores causados pela inadimplência e seus desdobramentos;

• Conta com a expertise de uma equipe especializada no assunto;

• Além de ter bons resultados na cobrança, a ação costuma reter clientes;

• Ajuda a controlar todos os pagamentos realizados;

• O seu cliente receberá um atendimento de alto nível.

Conte com o apoio de uma empresa especializada

A CDL POA é a parceira ideal para o seu negócio, pois conta com soluções personalizadas e que atendem às suas necessidades e dos seus clientes. Conheça mais dos nossos serviços de cobrança entre em contato neste link.

03 novembro 2023