A 26ª edição do Liquida Porto Alegre, realizada pela CDL Porto Alegre, que vai até 5 de março, tem campanha idealizada pela agência Integrada que trouxe para as peças a relação dos moradores da Capital com a estação mais quente do ano. Diferentemente das últimas edições, nas quais o Carnaval era o foco, o conceito deste ano se apropriou da expressão “Forno Alegre”, comumente conhecida entre os porto-alegrenses, para adaptar as peças produzidas. Há alguns dias, inclusive, Porto Alegre esteve listada entre as cidades mais quentes do planeta, de acordo com o portal hotcities.world.
Com o propósito de movimentar o comércio, gerar arrecadação e empregos e promover o ambiente de negócios da Capital, o Liquida Porto Alegre é considerada uma importante entrega da CDL POA para toda a economia da Cidade e, principalmente, para os pequenos varejos. A campanha, idealizada em 1997, é a mais longeva campanha de mobilização do comércio do Brasil.
Para o CEO da Integrada, Fernando Silveira, foi um desafio criar a campanha do Liquida Porto Alegre 2023. “Por se tratar de uma campanha muito consolidada em Porto Alegre, vinda de uma entidade com anos de experiência no varejo, nos desafiamos a manter o padrão das edições anteriores, engajando os lojistas e consumidores. Criamos um enredo que trouxe dinamismo para a promoção, despertou o interesse de todos e gerou uma boa expectativa para o acontecimento”, detalha.
Esta é a primeira campanha da Integrada desenvolvida para a CDL POA. “Fizemos uma brincadeira com as altíssimas temperaturas do verão porto-alegrense, relacionando com o derretimento de preços que acontecem durante o Liquida. A linguagem já conhecida no varejo nos permitiu uma variedade de desdobramentos, apropriando-se de uma característica do dia a dia muito comentada pelas pessoas e pela mídia em Porto Alegre: o calor”, explica Silveira.
A ideia do “Chegou, chegou! O Liquida Porto Alegre!” remete ao mote de que a promoção é superaguardada, então, começamos a música já noticiando essa novidade, espalhando pela cidade que o Liquida vem aí. Com isso, trouxemos os elementos que remetem à linha visual, falando sobre as ofertas quentes que chegam com o Liquida, relembrando o tamanho e a importância da promoção e, reforçando, mais uma vez que o liquida tem ofertas quentes, ou seja, ofertas de verdade.
De acordo com Silveira, a partir do Key Visual, a campanha foi sendo desmembrada em formato de e-mail marketing, cards para WhatsApp, template em formato de ppt para apresentações, cartazes e e-book com dicas sobre as melhores práticas para vender mais durante o período. Para o público em geral, foram desenvolvidos VT, jingle, busdoor, site, spot para rádio e redes sociais.
Ficha técnica:
Diretora de Criação: Cibele Pires
Criação: Fabrizio Baron
Gestão de projeto: Mariana Garcia e Raquel Lopes
Planejamento: Julio Mendez
Mídia: Fernanda Nascimento
Redação: Guilherme Kreiss
VT: Brava Filmes
Jingle: Audio Box Produções
Aprovação CDL POA: Leonardo Nakatani