Volta das restrições de atividades em Porto Alegre provoca críticas de entidades do comércio


Volta das restrições de atividades em Porto Alegre provoca críticas de entidades do comércio

13


JUNHO, 2020

Notícias

Prefeitura anunciou fechamento de grandes lojas e estabelecimentos nos shoppings.

 

O comércio de Porto Alegre reagiu com surpresa e preocupação ao anúncio feito pelo prefeito Nelson Marchezan Junior na noite desta sexta-feira (12) de que, a partir de segunda (15), as restrições voltarão a se acentuar na Capital. As medidas atingem shoppings, comércios com faturamento acima de R$ 360 mil por ano, academias e restaurantes. A interrupção da flexibilização se deve ao aumento de infecções por coronavírus e de surtos na Capital e à maior ocupação dos leitos de UTIs.

O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Porto Alegre, Irio Piva, afirma que muitos lojistas de shoppings e grandes estabelecimentos haviam reforçado os estoques e interrompido a suspensão de contratos de funcionários após as flexibilizações iniciadas em 20 de maio. A prefeitura havia permitido que empresas com faturamento acima de R$ 360 mil por ano e também lojas não-essenciais de shopping centers voltassem a operar. Estes negócios deverão ser fechados a partir de segunda-feira, conforme as novas regras da prefeitura.

– Este fechamento agora é pior do que o do início de pandemia. As empresas se prepararam para reabrir e tentar sobreviver em um contexto já de baixas vendas, cumpriram todos os protocolos da prefeitura e agora terão de interromper novamente. A situação será inviável para muitos comerciantes – afirma Piva.

A avaliação de Paulo Kruse, presidente do Sindicato dos Dirigentes Lojistas da Capital (Sindilojas-POA) é que o comércio acaba pagando, sozinho, o preço pelo aumento dos casos de coronavírus em Porto Alegre, enquanto outros fatores de transmissão não são enfrentados com o mesmo rigor pela prefeitura.

– Enquanto as lojas fecham, os ônibus continuam sendo autorizados a circularem com pessoas em pé e as estruturas da saúde vão lotando com pacientes de outras cidades. Não há aglomeração nos shoppings e nas lojas, pelo contrário, as vendas estavam sendo apenas suficientes para, quando muito, não dar prejuízo – afirma.

O dirigente relata que havia 16 mil estabelecimentos comerciais na cidade no início do ano, com 90 mil empregos gerados. Após o início da pandemia, ocorreram cerca de 5 mil demissões e aproximadamente 800 lojas fecharam.

– A quebradeira será maior agora – projeta Kruse.

Para o proprietário da rede Moinhos Fitness, Henrique Petersen, voltar às regras anteriores inviabiliza o funcionamento da maioria das academias. A rede possui nove unidades em Porto Alegre. Marchezan afirmou que as academias deverão voltar a atender apenas um aluno por vez, e não uma quantidade reduzida em relação à sua área, como vinha vigorando.

– Para nós, um aluno por vez é pior ainda. Causa uma má sensação aos nossos alunos. Eles não se sentem atendidos. Economicamente é inviável. A academia é um alívio para as pessoas. É uma válvula de escape. As pessoas e a economia vão adoecer assim – diz Petersen, ao destacar que tem amigos proprietários de academias que pretendem fechar as portas em definitivo.

Segundo o empresário, o investimento na retomada foi grande. Ele cita o custo para higienização dos equipamentos pelos alunos, que chega a representar entre 15 e 18% do valor da mensalidade. Lembra ainda que novos compromissos foram assumidos já que não se tinha qualquer informação de que as academias poderiam sofrer restrições novamente.

Já o presidente do Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e Região (Sindha), Henry Chmelnitsky, afirma que a mudança repentina de regras é nefasta ao setor. Conforme a prefeitura, os bares e restaurantes deverão ser fechados após às 23h a partir de segunda-feira, e, no decorrer na próxima semana as regras poderão se tornar mais rígidas.

–  Não é simples abrir e fechar um empreendimento, envolve todo um aparato. Essa medida gera incerteza no empresário e no consumidor. Nós entendemos a questão da saúde, mas não podemos subir e descer desta forma. Os buracos que vão aparecendo, o desemprego e o medo na população podem ser evitados com um pouco mais de diálogo – critica.

Durante a coletiva desta sexta-feira, o prefeito de Porto Alegre Nelson Marchezan afirmou que não busca “culpados” pela aceleração da curva de internações em UTIs e de casos de coronavírus na Capital gaúcha. Para ele, as restrições neste momento são necessárias para que o sistema não entre em colapso logo adiante.

 – Não estamos buscando culpados. O que interessa é a referência de leitos ocupados, a capacidade futura de atendimento das demandas e a mobilização que determinadas atividades geram. As medidas no mundo inteiro que se apresentam mais eficazes é com suspensão das atividades econômicas, que diminui a proximidade física, o contágio e a expansão do vírus naquela sociedade específica – declarou.

Fonte: Jornal Zero Hora – Edição impressa em 13 de junho de 2020. Site GaúchaZH – Economia

 

___________________________________________________

A CDL Porto Alegre reafirma seu compromisso em acolher as necessidades dos varejistas, auxiliando-os a transpor os entraves da disseminação do coronavírus. A Entidade tem a convicção de que a unidade do setor fará grande diferença neste momento tão delicado e de apreensão para todos. Com a atenção e a disponibilidade de cada empresário, para fazer a sua parte, o setor sairá ainda mais forte desta crise.

 

Data

13 junho 2020

Compartilhe