Demanda para Dia dos Pais não sofre impacto de enchentes e ainda é puxada pelo frio
“Vamos ter um baita Dia dos Pais.” A frase curta, mas tudo que o setor espera, soa como música, vinda do dirigente de uma das principais entidades varejistas do Rio Grande do Sul. Irio Piva, presidente da CDL Porto Alegre (CDL-POA), mostrou-se, em comentário à coluna Minuto Varejo, até surpreso com o bom momento”.
“Estamos vivendo um bom momento no varejo incrivelmente, apesar de muitas atividades ainda não terem retornado ou termos lugares ainda com problema”, garante o dirigente.
“O varejo que está funcionando está vivendo um momento de consumo aquecido. Não sei quanto tempo vai durar isso, mas está bom”, completa Piva.
Frio mais primeira data promocional que não está sofrendo impactos das inundações embalam o entusiasmo do presidente da CDL-POA.
Lojistas confirmam que o movimento desde a semana passada – e reforçando a temporada de queda nas temperaturas (que há muito não se via), – validam a percepção de Piva.
“Venda boa! Acima da expectativa. Muitos presentes”, citou Carlos Klein, que é dono da Via Condotti, de moda masculina, e também é um dos vice-presidentes da CDL-POA e do SindilojasPOA.
Clima (frio) e conveniência (Dia dos Pais) fazem a entrega completa:
“O frio está direcionando o presente para itens com valor maior, como casacos, jaquetas, tricôs e sobretudos, gerando maior tíquete médio”, descreve Klein. “A tendência é de ser o melhor Dia dos Pais dos últimos cinco anos, com a combinação de data comemorativa, recuperação econômica e frio!”, comemora (literalmente) o varejista/dirigente.
Cinco anos é um número quase mágico, porque abrange justamente o ciclo 2020-2024, de pandemia de Covid-19 à enchente histórica, de maio passado.
O dono da Via Condotti não esquece como foi a data em 2023.
“Estava calor. O presente foi camiseta, que tem preço bem menor. Agora, com frio, o valor chega a ser mais de três vezes maior. Vendemos a mesma quantidade de itens, mas com faturamento maior”, compara Klein.
“Esperamos crescimento em torno de 14% em relação ano passado”, projeta Silvia Rachewsky, gerente de Marketing e Comercial do Shopping Total, reforçando que “o fluxo e as vendas estão bem positivas”.
“Tem lojista dizendo que fazia um bom tempo que não tinha Dia dos Pais com frio”, reforça Silvia. O shopping center, a exemplo de outros empreendimentos, tem promoção de sorteios.
Fonte: Jornal do Comércio | Coluna Minuto Varejo – Patrícia Comunello