O primeiro dia da NRF Retail’s Big Show 2023, neste domingo (15), começou com força total na cidade de Nova York, nos Estados Unidos. O time da CDL Porto Alegre que acompanha o evento no local destacou os melhores insights com exclusividade para o público da Entidade. Dentre os temas em debate estiveram o futuro da loja física, o novo papel do estabelecimento no modelo de negócios e a transformação das lojas em pontos de logística, de serviços e hubs de experiência.
A Feira é organizado pela National Retail Federation, o órgão regulador do setor de varejo nos Estados Unidos, e vai até esta terça-feira (17). Ao todo, a NRF deste ano contará com mais de 350 palestrantes e 800 expositores das principais marcas mundiais. A equipe da CDL POA presente no evento é composta pelo presidente Irio Piva, os vice-presidentes Octávio Scheibe, José Roberto Resende e Sérgio Galbinski, o superintendente, Maico Renner, o gestor de Marketing e Inovação, Rafael Guerra, e o economista-chefe, Oscar Frank. A Entidade integra a delegação liderada pelo Sebrae/RS, com a presença de varejistas gaúchos e entidades empresariais ligadas ao comércio.
A visita à maior feira de tendências dos setores de varejo e consumo do mundo tem como objetivo a promoção do Pós-NRF 2023, promovido pela CDL POA no dia 25 de janeiro (quarta-feira), às 18h30min, no Teatro Unisinos, em Porto Alegre, com a presença de notáveis especialistas recém-chegados de Nova York. O evento trará para o Brasil em primeira mão todas as novidades, experiências e vivências do varejo mundial para os empresários gaúchos. Garanta já o seu ingresso aqui.
Veja os destaques sobre as palestras do primeiro dia da NRF 2023:
Logo na abertura do evento, Furner Chairman da NRF e CEO da Walmart, deu as boas-vindas ao público, com 3 mensagens claras para o varejo em 2023 – velocidade, inovação e atenção ao cliente.
Paige Thomas, CEO da Saks off 5th
O executive apresentou a jornada de reconexão e redescoberta dos clientes, em tempos complexos da economia e consumo. Segundo Thomas, “o cliente deve perguntar se a marca o conhece. Se conhecer, a conversão em vendas fica facilitada”. Ainda, o CEO afirmou que “as respostas estão com os clientes”.
Jeff Genette, CEO da Mancys
Genette deu ênfase à jornada de transformação da empresa e os desafios da aceleração digital, cadeia de logística, engajamento de funcionários e o consumo frente ao cenário econômico. Para o CEO, precisamos estar atentos aos dados: “Ciência de dados para previsão de demanda sobre o que os clientes gastaram no ano anterior. Isso direciona para tomada de decisões”. Destaque do executivo para o olhar e estratégia de valorização das equipes, que fazem a diferença para o resultado dos negócios.
Painel sobre nova lojas de NYC que estão de destacando pela inovação e criatividade
Atrair novos consumidores, com olhar para a jornada digital e física. Dicas: chamar a atenção de clientes e mantê-los mais tempo dentro das lojas, isso traz oportunidade para apresentar produtos e aumentar chance de conversão e obtenção de informações. Marcas de referência: Mango, Solana, Lysee NYC, Salvatore Ferragamo, Hermes, Camp Stores, Starbucks Reserve New York.
Martin Urrutia, Head Global de Experiência no Varejo da Lego
Esta foi uma das palestras mais esperadas do dia. Uma aula de criatividade, inovação, cultura, tradição e conexão com os fãs. O executivo reforçou a importância do retailtainment: atrair clientes, envolve-los desde a criação dos produtos e estar sempre em atualização.
Camp, Studs, Neighborhood Goods e Retail Minded
Executivos das empresas discutiram sobre novos modelos para lojas físicas, como os princípios de curadoria, a contemporaneidade e cativar clientes. Dica: parcerias com outras marcas, jornadas digitais integradas com a loja física, atrações para entreter clientes e conectar a loja e a marca com pautas da sociedade, como sustentabilidade, por exemplo.
Pete Nordstrom, presidente da Nordstrom
No palco principal da NRF, o executivo apresentou a gravação de um episódio do seu tradicional podcast NordyPod. Pete recebeu o executivo Domenico de Solé, ex CEO da Gucci e, hoje, Chairman da Tom Ford. Uma conversa sobre moda de luxo, a paixão que as marcas geram nos consumidores e como isso retrata a natureza e as relações humanas.
Richard Dickson, presidente da Mattel, e Harley Finkelstein, presidente da Shopify
Em conversa entre os presidentes, os destaques foram o futuro do varejo e a preparação das empresas para esse novo cenário. Autenticidade, customização para diferentes consumidores, disciplina e construção de diferentes jornadas e narrativas para os consumidores.
Confira os principais Insights do time da CDL POA:
• Presidente Irio Piva: “O consumidor quer ter opção de comprar perto de onde mora e valoriza o comércio local, mesmo que esteja comprando online. Por isso, precisamos conhecer, entender e se relacionar com a vizinhança e a comunidade local”.
• Vice-Presidente Sérgio Galbinski: “As pessoas estão investindo em experiências: viver, se encontrar, viajar, jantar… buscam produtos de vestuário e moda para aproveitar melhor essas experiências”.
• Superintendente Maico Renner: “Os 3Cs que estão trazendo novas tendências são: Covid, Conflito e Clima. Nesse ambiente é preciso adaptar seu modelo de negócio, estar engajado com o consumidor e saber fazer gestão com o fim da abundância. Mesmo no cenário volátil, jamais perder o otimismo e perspectiva para se manter competitivo”.
• Economista-chefe Oscar Frank: “Para navegar no mar turbulento da economia que se projeto para 2023, as principais ferramentas utilizadas pelos gestores das grandes marcas derivam do consumidor e do atendimento de suas necessidades”.