Retrospectiva CDL POA 2021: Super Feirão Zero Dívida bate recorde em atendimentos

Entre os dias 25 de outubro e 8 de novembro, a CDL POA realizou mais uma edição do Super Feirão Zero Dívida, que atingiu um recorde em atendimentos a consumidores. Foram mais de 21 mil consultas. Pela segunda vez, devido a pandemia, as negociações foram realizadas de forma virtual. Em todo o Estado, a Campanha acessou mais de 10 mil registros negativados, que correspondem a cerca de R$ 8 milhões em dívidas ativas encaminhadas para negociação com as empresas credoras.

A iniciativa da CDL POA para estimular a saúde financeira das famílias e a recuperação de crédito das empresas, principalmente no cenário de retomada econômica, abrangeu mais de 200 cidades gaúchas, por meio da Rede de Entidade Parceiras (entidades empresariais que oferecem serviços de proteção ao crédito), conectando consumidores a mais de 2,6 mil empresas. Desenvolvido para auxiliar as negociações do SFZD, o atendente virtual “Renê” impulsionou mais de 26 mil acessos ao site da campanha, neste ano – cerca de 4% superior a 2020.

O aumento do interesse dos consumidores na plataforma de negociação é reflexo de um ambiente ainda bastante cauteloso economicamente por parte das famílias, resultado dos impactos da pandemia de Covid-19. Segundo análise do Núcleo de Economia da CDL POA, mesmo com a diminuição do ritmo da atividade econômica, os percentuais de inadimplência não aumentaram e se mantêm em patamares históricos baixos. Dados da CDL POA/SCPC mostram que a inadimplência entre consumidores, sejam pessoas físicas ou jurídicas, no Rio Grande do Sul, está estimada em 27,8%; em Porto Alegre, o percentual chega a 30%.

O evento também possibilitou à Entidade traçar o perfil do consumidor inadimplente no RS que mostrou interesse em quitar suas dívidas *Com base nos dados do SFZD – CDL POA/SCPC

A CDL POA traçou um perfil do consumidor gaúcho com débitos em atraso, que participou do Super Feirão Zero Dívida, e demonstrou intenção de equilibrar sua vida financeira, consultando seus débitos durante a Campanha. O rastreamento apontou para um perfil feminino, jovem, pertencente à Classe C, que costuma aderir a compras parceladas e usa cartão de crédito.

Data

23 dezembro 2021

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