Recuperação e Retomada são as palavras que melhor representam os empresários do varejo para o próximo Dia dos Pais, segundo pesquisa da CDL POA

Para rastrear os movimentos das atividades econômicas na Capital gaúcha para o Dia dos Pais, que neste ano ocorrerá em 8 de agosto, a CDL Porto Alegre realizou, durante o mês de julho, uma pesquisa online com empresários dos setores de varejo, comércio e serviços da Capital para a próxima data comemorativa. O levantamento pretendeu avaliar os avanços decorrentes da imunização contra Covid-19 e os sinais de retomada econômica e social já presentes no cotiado da cidade, a partir da perspectiva dos lojistas.

A palavra que representa o momento atual do varejo é RECUPERAÇÃO. “Para a maior parcela dos lojistas da Capital, consultados pela CDL POA, a Retomada é o que marca o cenário das atividades comerciais. Sentimos isso no nosso dia a dia, realmente já podemos dizer que estamos vivendo dias melhores e esperamos um momento ainda mais significativo com as datas de fim de ano”, detalha o presidente da CDL POA, Irio Piva. Na pesquisa, os empresários também citaram apreensão, situação delicada, dificuldade, incerteza, foco no online e esperança para definir suas percepções frente ao cenário.

Parte da consulta, a Entidade aferiu o sentimento dos empresários em relação às possibilidades de vendas para o Dia dos Pais. Assim, o Termômetro do Otimismo da CDL POA registrou que 32% dos lojistas estão otimistas, 11% estão muito otimistas, 26% estão razoavelmente otimistas, 26% estão pouco otimistas e 5% estão nada otimistas.

Ainda, a pesquisa buscou compreender, passados mais de 15 meses após o início da disseminação do vírus no Brasil, em especial, na cidade de Porto Alegre, quais seriam as áreas que as empresas ainda gostariam de desenvolver melhorias. A maioria dos entrevistados mencionou Marketing como foco principal para aprimoramento (63%). Seguido de Atendimento (42%), Gestão de Caixa (37%), Gestão de Pessoas e Digitalização (ambas com 21%), Espaço Físico e Vendas pelo Facebook (ambas com 5%).

Para a realização do levantamento foram consultados os associados da CDL POA pertencentes aos segmentos de vestuário, ótica e joalheria, calçados e acessórios, livraria e papelaria, mercados, artigos para casa e decoração, eletroeletrônicos, material esportivo, beleza, bebidas, alimentação, colchões, materiais para construção e moveleiro. A consulta foi realizada durante o mês de julho com microempresas (21%) – faturamento menor ou igual a R$360 mil/ano; pequenas empresas (63%) – faturamento superior a R$360 mil/ano e menor ou igual a R$4,8 milhões/ano; e empresas de médio porte (16%) – faturamento superior a R$4,8 milhões/ano e menor ou igual a R$ 300 milhões/ano.

Na avaliação do economista-chefe da CDL POA, Oscar Frank, o avanço da vacinação e a retomada gradativa das atividades econômicas possibilita um clima de otimismo na Capital para o segundo semestre. “Na medida que tivermos um equacionamento do problema sanitário e uma continuidade da recuperação do mercado de trabalho e da renda, a tendência é de que pouco a pouco nós continuemos com este processo de retomada e isso possa também se espalhar para outros nichos e segmentos da nossa economia”, explica o especialista.

Veja o que dizem os empresários de Porto Alegre para o Dia dos Pais deste ano:

O ticket médio de vendas esperado para a data comemorativa deve ficar acima de R$ 150, para 52% dos entrevistados; entre R$ 100 e R$ 150, para 26%; entre R$ 50 e R$ 100, para 11%; e entre R$ 10 e R$ 50, também para 11%.

Quanto à preparação das lojas, 63% farão ofertas especiais; 47% estão apostando em vendas online; 42% estão investindo em redes sociais; 32% estão preparando kits ou combos de presentes; e 21% estão apostando na decoração. Nenhum dos lojistas consultados farão contratações temporárias de funcionários ou firmarão parcerias comerciais com outras empresas.

Para a divulgação de produtos, as ações estarão voltadas predominantemente para produção de conteúdo em redes sociais (74%), além da decoração de vitrine e loja (58%, do conteúdo para WhatsApp (47%), do uso de email marketing e de publicidade paga em meios digitais (ambos com 10%), e da impressão de flayers e panfletos (5%).

Pensando em estratégias digitais para vendas, os empresários usarão o WhatsApp (84%), as redes sociais (58%), sites e Market Places (ambos 21%), outros aplicativos (10%).

Quanto à disponibilidade de meios de pagamento, os cartões de crédito e débito são unanimidade entre os lojistas, ou seja, 100% dos entrevistados terão estas modalidades disponíveis na hora do consumidor pagar a conta. Cerca de 84% aceitarão compras com dinheiro ou PIX, 63% receberão pagamento digitais, 21% trabalharão com cheque e 16% terão a oferta de crediário próprio.

Os profissionais dos setores do comércio, varejo e de serviços também percebem uma mudança significativa no estilo dos presentes escolhidos pelos consumidores desde o início da pandemia. Mais de 74% disseram que o tipo de presente e o comportamento de compra estão diferentes, enquanto que 26% não notaram diferenças.

Por fim, os empreendedores da Capital gaúcha disseram o que esperam para o desempenho das vendas neste Dia dos Pais, em comparação a 2020. Cerca de 5% dos entrevistados acreditam em vendas superiores a 30%; 21% acreditam em vendas superiores entre 20% e 30%; 10% aguardam uma comercialização superior entre 11% e 20%; outros 21% apostam em vendas superiores entre 1% e 10%; já 32% esperaram o mesmo desempenho do último ano; e 10% imaginam um desempenho inferior, se comparado a 2020.

Data

03 agosto 2021

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