Quase metade dos empresários espera vender mais do que antes da pandemia no Dia das Crianças de 2021

Otimistas, 45% dos entrevistados esperam aumento nas vendas em relação às registradas no Dia das Crianças de 2019; 48% creem em resultado melhor do que no Dia dos Pais

Pesquisa realizada pela empresa de inteligência analítica Boa Vista, parceira de negócios da CDL POA e da Rede de Entidades Parceiras, revela que os empresários estão otimistas com relação às vendas para o Dia das Crianças. Para 45%, as vendas superarão as registradas na mesma data comemorativa de 2019, no pré-pandemia. Outros 24% esperam o mesmo nível de vendas e 31% esperam vender menos do que em outubro de 2019. Os empresários consultados estimam um tíquete médio de vendas no Dia das Crianças de R$ 137,00, contra R$ 124,00 previstos na pesquisa do ano passado.

Entre os entrevistados, 48% estimam vender mais do que no Dia dos Pais de 2021, enquanto 30% esperam estabilidade e 22% apostam em queda na comparação entre as duas datas comemorativas. Não à toa, os empresários projetam que o 12 de outubro represente 6,53% de seu faturamento em 2021, contra 5,95% previstos no ano anterior.

O nível de otimismo geral dos empresários em relação à recuperação de vendas e do faturamento chega às vésperas deste Dia das Crianças com leve melhora em relação a outubro de 2020, período em que a pandemia de Covid-19 vivia uma fase de recuo – que, sem vacinação acabou sendo substituída por uma segunda onda de casos e mortes, no início de 2021. Em uma escala em que dez representa os que estão extremamente otimistas e zero corresponde aos extremamente pessimistas com a recuperação do comércio, a nota de outubro de 2021 atingiu sete, contra seis do mesmo mês de 2020.

Brinquedos seguem como preferidos

Assim como em 2020, o comércio de brinquedos será o mais procurado na data, segundo 27% dos empresários, seguido por celulares e smartphones e itens de vestuário. “Mesmo diante da mudança de hábitos de compra dos consumidores, os brinquedos ainda estão entre os produtos preferidos para presentear as crianças. Eletrônicos e roupas também figuram entre os itens mais procurados. Com o avanço da vacinação e uma retomada gradual dos negócios é esperado que o consumidor tenha gastos ligeiramente maiores do que no ano passado”, explica Flávio Calife, economista da Boa Vista.

A internet e as redes sociais se destacam como opção ao varejo físico (apesar de sua reabertura em horário normal, ao contrário do que ocorreu em 2020) e atendem o consumidor que não deseja sair de casa para as compras. 45% dos entrevistados realizam negócios pela internet. Em média, 36% do faturamento anual desses empresários têm origem neste canal, contra 32% em 2020 – um crescimento de quatro pontos percentuais.

Cerca de 21% das empresas investiram em canais online após o início da pandemia. No entanto, 18% delas ainda esbarram em desafios como a comunicação assertiva com o público correto e 14% têm dificuldades na prevenção contra fraudes realizadas em negócios on-line. Os marketplaces são opção de 18% dos empresários, enquanto 17% utilizam site de outros parceiros e 14% fazem vendas por meio das redes sociais como Facebook e Instagram.

Metodologia

A pesquisa realizada pela Boa Vista foi feita por meio de entrevistas online, em setembro de 2021. Contou com a participação de aproximadamente 300 micro, pequenas, médias e grandes empresas dos setores do comércio, indústria e serviços, de todas as regiões do país. A margem de erro é de seis pontos percentuais, para mais ou para menos, e o grau de confiança é de 95%.

08 outubro 2021