Política Monetária: Ata do COPOM 05-06/março

O Comitê de Política Monetária (COPOM) do Banco Central divulgou nessa quinta-feira a ata da última reunião, que definiu a manutenção da taxa SELIC em 7,25% ao ano.

Na ata o comitê sinalizou a possibilidade de iniciar um novo ciclo de aumento de juros se suas projeções futuras apontarem nessa direção. Nesse sentido, destaca-se o seguinte trecho da ata: “[…] Nesse contexto , o Copom irá acompanhar a evolução do cenário macroeconômico até sua próxima reunião, para então definir os próximos passos na sua estratégia de política monetária […]”.

O comitê entende, conforme suas projeções – e em linha com nossa análise no Boletim Econômico, nº 1- que o cenário mais provável para 2013 é de atividade econômica intensa no Brasil, o que pode provocar pressão sobre a inflação se houver concessão de reajustes de salário acima da produtividade. Entretanto, o Banco Central considera que os efeitos da atividade econômica podem ser atenuados pela incerteza e fraca atividade com relação ao cenário internacional.

Em que pese a parcimônia e atenção ao cenário internacional do BACEN para definir os próximos passos, salientamos que as expectativas do mercado sobre o IPCA  se deterioraram ainda mais com relação ao mês passado. Os dados divulgados pelo IBGE apontam que o índice em fevereiro apresentou variação de 0,6%, elevando a inflação acumulada em 12 meses para 6,31%, contra 6,15% em janeiro passado – ou seja, perto da banda superior da meta (6,5%). Nesse sentido, as projeções do mercado para a taxa SELIC ao final do ano aumentaram para 8%, segundo o Relatório Focus.

Tal situação exige atenção redobrada, uma vez que a “margem” permitida pelo Sistema de Metas se torna menor e, portanto, a ocorrência de choques inesperados sobre os preços – sejam de origem interna ou externa – podem comprometer não só a inflação de hoje como também para o ano seguinte(em % a.a. – final de período)

Fonte: Banco Central do BrasilElaboração: AE/CDL POA.

(em var. % acumulada em 12 meses)

Fonte: IBGE; Banco Central do Brasil.  Elaboração: AE/CDL POA

Assessoria Econômica
Gabriel P. Torres – Economista
gabriel.torres@cdlpoa.com.br
(51) 3017-8048    (51) 9158-6552

Política de Uso
Caso seja de seu interesse receber esse documento em versão digital, por favor entre em contato através do e-mail gabriel.torres@cdlpoa.com.br . A CDL POA permite a reprodução total ou parcial do conteúdo deste documento, desde que devidamente citadas fonte e elaboração. As análises contidas nesse documento são de única e inteira responsabilidade de seu(s) elaborador(es), não representando necessariamente a visão da instituição, seus diretores, procuradores e (ou) demais representantes legitimamente escolhidos conforme seu estatuto. A CDL POA e os autor(es) deste documento não se responsabilizam por quaisquer decisões e ações tomadas com base nas informações e análises presentes nesses informativos.

Data

14 março 2013

Compartilhe