Pesquisa traça perfil do jovem empreendedor brasileiro

OUTUBRO, 2017

A organização Global Entrepreneurship Monitor (GEM) realizou pesquisa para entender melhor a nova geração de empreendedores brasileiros. Entre os resultados significativos, o levantamento mostra que 30,3% dos entrevistados com negócios de até três anos e meio de atividade são formados por jovens entre 25 e 34 anos. A maioria dos que apostam em negócio próprio empreendem por oportunidade e não por necessidade.

Do total de consultados, 63% têm apenas uma empresa e 25% têm duas, 70% têm até nove funcionários e 31% conseguem faturamento entre R$ 60 mil e R$ 360 mil. Dois terços destas empresas não são familiares e 54% dos jovens conseguiram investimento por meio de financiamento bancário (39% por meio de família e/ou amigos, 5% investimento-anjo e 2% por fundos de capital de risco). Entre os principais desafios externos, 58% listam a carga tributária elevada, 23% a burocracia, 8% a legislação, 6% a logística e 5% salários mínimos.

Principais desafios externos para se empreender no Brasil:

Carga tributária elevada Burocracia Legislação Logística Salários mínimos

18 outubro 2017