Pesquisa da CDL POA mostra a relevância do Dia dos Pais para as diferentes Gerações de consumidores - CDL POA

Pesquisa da CDL POA mostra a relevância do Dia dos Pais para as diferentes Gerações de consumidores

Em Porto Alegre, o valor dos presentes deve ficar entre R$ 100 e R$ 300. Baby Boomers são os que mais valorizam a figura paterna, enquanto a Geração Z vê menor relevância 

Pesquisa inédita da CDL Porto Alegre, realizada de forma autoral pelo corpo técnico da Entidade, mostra os graus de relevância da figura paterna entre as Gerações Z, Y, X e Baby Boomers + pessoas acima de 78 anos na Capital. Dentre os 695 respondentes, 53% afirmaram que não irão celebrar ou presentear neste Dia dos Pais. Dos entrevistados que irão comemorar a data (47% – 328 pessoas), 52% comprarão presentes para o pai, 19% para o marido, 4% para o filho, 2% para o padrasto, 2% para a mãe e 1% para o avô. Ainda, 20% escolherão outros presenteados, como padrinhos, sobrinhos e netos. O ticket do presente deverá ficar entre R$ 101 e R$ 200 para 22% dos entrevistados e entre R$ 201 e R$300 para 17%. A maior parte (77%) pretende celebrar a data comemorativa em casa.

A Entidade mostra, também, de que forma as gerações encaram a data, impactando na aquisição de presentes.  Para o presidente da CDL POA, Irio Piva, a proposta do estudo se sustenta diante da visível mudança no papel do pai ao longo do tempo: “Temos observado muitas transformações na sociedade e vemos que muitas famílias são amparadas atualmente por mulheres. Nosso estudo aponta que, na Capital, 20% da Geração Z não considera muito importante a figura paterna, em contraposição a 100% dos Baby Boomers, que avalia como muito importante. Isto reflete em diversas esferas econômicas e sociais”.

Dentre os consumidores que celebrarão e/ou presentearão neste Dia dos Pais, os pertencentes à Geração Z (entrevistados entre 18 e 26 anos) qualificam a figura paterna como muito importante em 78,1% dos casos, seguidos de parcialmente importante (12,5%) e pouco importante (9,4%).  Sobre o valor do presente, 52% da Geração Z pretende gastar entre R$ 51 e R$ 200 no presente. 

Entre os entrevistados da Geração Y (27 a 42 anos), o grau de relevância da figura paterna aumenta, e 88,8% a consideram muito importante. Outros 7,2% veem a figura paterna como parcialmente importante e 4% pouco importante.  Presentes entre R$ 101 e R$ 300 figuram em 49% dos entrevistados desta geração.

A Geração X (entre 43 e 58 anos) considera muito importante a relevância da figura paterna em 93,1% dos casos. Para 5,2% é parcialmente relevante, e 1,7% tem a figura paterna como pouco importante. Nesta faixa etária, 46% optarão por presentes entre R$ 51 e R$ 200.

Para 100% dos Baby Boomers e das pessoas acima de 78 anos (entre 59 e 90 anos), a figura paterna é muito importante, e 52% optarão por presentes entre R$ 101 e R$ 300. 

Quanto à escolha do presente, 44% dos respondentes optaram por artigos do segmento de moda e acessórios; 12%, bebida e alimentação; 7%, eletrônicos; 6%, ferramentas e artigos para casa. Ainda, 21% dos respondentes não tinham escolhido o presente na data de realização da pesquisa.

Por meio da pesquisa, a CDL POA pretende rastrear o movimento do consumo para o Dia dos Pais na Capital gaúcha em 2023, sinalizando caminhos para os negócios nesta data. A Entidade acredita que compreendendo mais a fundo o seu público, empresários podem construir estratégias assertivas para qualificar suas vendas nos dias que antecedem a comemoração e que, tradicionalmente, canalizam o maior movimento de compras.

Para Irio Piva, a amostragem aponta desafios e oportunidades: “Vemos que pessoas sêniores tendem a valorizar mais a data e, por consequência, estão mais propensas ao consumo. Assim como também teremos aquelas que presentearão outras figuras relevantes em sua configuração familiar, como padrinhos, filhos e mães. O desafio está em compreender o presentear como uma forma ampliada de troca de afeto”.

Para esta pesquisa, CDL POA ouviu 695 moradores de Porto Alegre (entre eles, 328 casos válidos) por telefone, entre 27/07/23 e 02/08/23. Os entrevistados foram homens e mulheres entre 18 e 90 anos, das classes sociais A, B, C, D e E, incluindo possibilidade de restrição financeira.

Para conferir a pesquisa completa, clique aqui.

Contexto comportamental da Data

Há alguns anos, a Entidade tem se dedicado a estudar o comportamento do consumidor para melhor entendê-lo e corresponder às expectativas. Ainda, em 2019, CDL POA realizou uma ampla pesquisa (Quem é o novo pai?) que verificou uma presença mais forte dos pais nas relações com os filhos e nas atividades relacionadas ao cuidado. Entretanto, diferentemente das mães, o estudo de 2019 mostrou sentimentos negativos em relação ao pai, palavras como ‘ausente’, ‘nada’, ‘autoritário’ figuraram ao lado de ‘herói’, ‘amor’ e ‘base’. Apesar de existir muita negligência e desconexão, por outro lado, sugiram, naquela amostragem, pais muito mais conectados e envolvidos no cuidado e no processo de criação e educação dos filhos.

De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PnadC), do IBGE, em conjunto com o crescimento do número de domicílios na última década, a quantidade de lares com mulheres ocupando a função de responsável da família (com a remuneração mais alta do lar) cresceu 72,9% entre 2012 e 2022, passando de 22,2 milhões para 38,3 milhões. A participação das mulheres entre os responsáveis dos domicílios saiu de 35,7% para 50,9%, enquanto a dos homens caiu de 64,3% para 49,1%. 

 

Data

09 agosto 2023

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