Pesquisa Boa Vista: nesta Páscoa, consumidores pretendem gastar mais que em 2021

Maioria, entretanto, não irá às compras para a data comemorativa; principal motivo será a priorização de contas do dia a dia

A maior parte dos consumidores que vão às compras nesta Páscoa pretende gastar mais que em 2021, de acordo com pesquisa realizada pela Boa Vista, empresa de inteligência analítica. 44% dos consumidores afirmam que os gastos esse ano serão maiores que no ano anterior. Outros 34% pretendem manter os mesmos gastos do ano passado, enquanto 22% vão gastar menos nessa Páscoa. É a primeira vez em quatro anos que a situação ocorre, conforme ilustrado no gráfico abaixo. 

Entretanto, apenas 34% dos consumidores pretendem fazer compras para a Páscoa de 2022. Entre os 66% que não pretendem comprar nesta data comemorativa, a maioria, 33%, não o fará por conta da necessidade de priorizar o pagamento de contas do dia a dia. 17% dizem que não costumam fazer compras de Páscoa, e outros 13% afirmam que o aumento dos preços dos produtos (inflação) será o motivo para não comprar.

“A pesquisa revela um salto na pretensão de gastos do consumidor para data, causado mais pelo aumento dos produtos, devido à inflação crescente em 2022, do que pelo maior volume de compras por parte do consumidor, uma vez que a maioria não irá comprar nessa data”, explica Flavio Calife, economista da Boa Vista.

Quando questionados sobre o que levarão em conta na hora de comprar ou não um produto ou serviço para essa Páscoa, 36% dos consumidores responderam que levarão em conta principalmente o preço. Em seguida, 29% levarão em conta a qualidade do produto/serviço desejado. Já 25% vão fazer as compras levando em conta a necessidade.

65% dos que farão compras pretendem pagar à vista, e os outros 35% de forma parcelada. Entre os que farão o pagamento à vista, o meio de pagamento mais utilizado será o cartão de débito (42%), seguido do dinheiro (25%), e do Pix (23%). Já entre quem vai parcelar, a maioria (90%) utilizará o cartão de crédito.

Produtos mais procurados e local de compra

Os chocolates, conforme esperado, serão os produtos mais procurados (41%) para as compras de Páscoa. 18% dos consumidores pretendem comprar outros alimentos e bebidas, enquanto outros 7% pretendem comprar eletrodomésticos e móveis para a data.

Os locais mais procurados pelos consumidores para a realização de compras para a data serão os físicos. 52% farão as compras em supermercados, 17% nas grandes lojas varejistas, 12% nas lojas de rua, 11% nos shoppings centers e apenas 8% no e-commerce.

Entre os 8% que farão as compras on-line, 10% dizem que o motivo é o receio de frequentar lojas físicas por conta da pandemia, enquanto 90% o farão por já possuírem esse hábito e por preferirem as compras on-line.

Percepção econômica do consumidor em 2022

A Boa Vista também questionou o consumidor sobre sua percepção quanto ao poder de compra atual. 40% dos consumidores acreditam que o poder de compra está maior do que em 2021. 31% creem que está igual, ao passo que 29% enxergam uma piora.

Os serviços essenciais, como alimentação, luz, gás e combustível são os gastos que estão pesando mais no bolso, de acordo com os consumidores. Para 67%, está difícil manter os pagamentos das contas em dia.

54% dos consumidores afirmam ter adotado novos hábitos de compra para enfrentar os aumentos dos preços. O principal novo hábito adotado é o corte de gastos, principalmente em relação a lazer e itens considerados supérfluos.

Veja a expectativa da CDL POA para a data

“A Páscoa é um momento de celebração e encontros familiares. Acredito que, neste ano, a Páscoa deve ser bem melhor que no ano passado pois, com a liberação dos protocolos de restrição, as pessoas devem se encontrar mais. Apesar de não ser um momento forte para o varejo em geral, o segmento de alimentação, especialmente de chocolates e dos produtores artesanais, devem sentir uma melhora em relação a 2021. Nos encontros presenciais, as pessoas sempre levam um presentinho e o mais importante é a sensação de alegria por estarem ao lado das pessoas de quem se gosta.”, diz Irio Piva, presidente da CDL POA.

Data

14 abril 2022

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