Open Finance: iniciativa trará retorno positivo para o mercado de crédito

Uma das iniciativas que deve movimentar significativamente o cenário econômico no Brasil é o Open Finance. A iniciativa do Banco Central do Brasil tem como principais objetivos: trazer inovação ao sistema financeiro, promover a concorrência e melhorar a oferta de produtos e serviços financeiros para o consumidor. Assim, pessoas físicas e jurídicas terão autonomia para decidir sobre o compartilhamento de dados pessoais.

De acordo com o superintendente da CDL POA, Maico Renner, a quantidade de empresas que ofertam crédito deve aumentar com os avanços previstos no projeto. Os impactos poderão ser vistos em sua maioria na assertividade da concessão e acesso ao crédito, principalmente, em relação às pessoas desbancarizadas, que somam  34 milhões atualmente.

Segundo Renner, naturalmente haverá expansão da carteira de crédito e, até o momento, a previsão da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) para esse crescimento é de 8,3% para 2022, o que Renner considera muito significativo. “Com as mudanças promovidas pelo Open Finance passaremos a ter uma cesta de produtos muito mais ampla, encontrando mais ofertas no mercado – tanto em termos de valores, quanto em carência e condições de pagamento, bem como reflexos nas taxas de juros, o que deverá beneficiar a economia como um todo”, afirma Renner.

Ele ainda pontua que o Open Finance vai além dos produtos de crédito, envolvendo também investimentos, seguros e uma série de outros serviços bancários. “Essa iniciativa vai premiar muito o consumidor, pois antes quem era dono das informações das transações bancárias eram os bancos. Ou seja, o histórico de relação que tínhamos com uma instituição financeira ficava com ela e quando precisávamos abrir conta em outro banco, por exemplo, começamos com um limite reduzido que não era condizente com as condições de pagamento. Com o Open Finance, o histórico dos bancos passa a pertencer ao cliente, o que estimula muito a concorrência entre os players do mercado”, ressalta.

Conforme Renner, há um contexto atípico no ambiente bancário em relação a outros países: 6 bancos dominam o mercado de crédito no Brasil com 80% das transações. Se considerarmos as 10 maiores empresas do país, 5 delas são esses bancos. “Durante muito tempo ficamos na mão dos grandes bancos que dominaram o cenário de crédito e detinham o histórico de transações dos clientes. A partir desse momento – com o Open Finance – os consumidores passam a ser detentores desses dados e compartilham com quem quiserem”, explica. Ou seja: isso estimula novos entrantes no mercado de crédito e favorece maior movimentação entre os consumidores.

Open Finance e Cadastro Positivo: iniciativas vão beneficiar a economia

“Estamos passando por um momento especial em relação ao crédito no País por uma série de iniciativas, desde o Cadastro Positivo – onde as empresas de produtos de análise e concessão de crédito passaram a ter também informações positivas dos consumidores e utilizar isso na composição de score”, ressalta Renner. Com isso, a concessão de crédito passou a ser mais assertiva, com limites mais condizentes com a capacidade de pagamento das pessoas e, com isso há redução significativa da inadimplência, o que implica diminuição das taxas de juros.

Benefícios do Open Finance:

  • Possibilidade de novos entrantes no mercado de crédito
  • Maior participação de bancos digitais e fintechs
  • Desenvolvimento de bancos especializados em crédito e outros serviços financeiros
  • Aumento do acesso às informações bancárias conforme autorização dos clientes
  • Maior assertividade na análise e concessão de crédito
  • Redução da inadimplência e, consequentemente, das taxas de juros
  • Crédito para pessoas desbancarizadas

Se quiser saber mais do assunto, o podcast C(on)versão, da CDL POA, aborda os aspectos do Open Finance no seu primeiro episódio. Para escutar clique aqui

A CDL POA também tem um portfólio completo de soluções para alavancar os resultados das empresas, principalmente com relação a crédito. Tanto soluções que oferecem segurança na análise e concessão de crédito através de informações qualificadas, quanto recuperação de crédito, consultas positivas e garantia de crédito.

Data

11 maio 2022

Compartilhe