Movimento se intensifica às vésperas do Natal

Movimento se intensifica às vésperas do Natal

24

DEZEMBRO, 2020

Notícias

Circulação de pessoas foi grande nas vias do Centro Histórico da Capital. Data deve movimentar R$ 368 milhões.

Com a previsão de comercializar R$ 368 milhões com a venda de presentes de Natal, o movimento de clientes aumentou no Centro Histórico da Capital. Quem na manhã de ontem esteve nas ruas dos Andradas, Voluntários da Pátria e Doutor Flores teve dificuldade para andar devido à quantidade de pessoas nas vias. A presença de clientes no comércio se intensificou nos últimos dias por conta dos decretos municipais que permitiram o acesso dos consumidores aos estabelecimentos, desde que obedecidas as regras de segurança contra a Covid-19. A maior concentração de consumidores estava na rua Voluntários da Pátria que, por volta das 11h, parecia um “formigueiro” com muitas pessoas na quadra entre a praça Parobé e a rua Doutor Flores. O decreto da prefeitura estabeleceu regras para o funcionamento das lojas de rua, shopping centers e centros comerciais. Os estabelecimentos devem funcionar com equipes reduzidas e restrição do número de clientes para controle de aglomerações.

A lotação não poderá exceder a 50% da capacidade máxima prevista no alvará de funcionamento ou de proteção e prevenção contra incêndio. O público fica concentrado nas ofertas e promoções das grandes lojas de departamento. O Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre entrevistou 350 pessoas, amostra representativa dos consumidores da Capital, para entender como está a intenção de compra para o Natal. O levantamento revelou que a data deverá injetar R$ 368 milhões no comércio, uma queda de R$ 90 milhões quando comparado ao valor calculado no ano passado. A média de presentes comprados por pessoa, no entanto, deverá ser a mesma indicada em 2019, de 4,4 itens. Mas mais da metade dos consumidores – 57% – pretende reduzir o gasto total com as compras, que desta vez terão ticket médio de aproximadamente R$ 133,00 (R$ 31,00 a menos que o gasto por produto estipulado na pesquisa passada).

Apesar da crise causada pela pandemia ter prejudicado os negócios, 57% dos empresários ainda acreditam que as vendas de Natal e Ano Novo vão se igualar ou superar às do ano passado. É o que constatou a Boa Vista, parceira de negócios da CDL Porto Alegre, em pesquisa feita com cerca de 600 empresas de todo o Brasil. Segundo o levantamento, houve queda significativa na comparação com o resultado da mesma pesquisa de 2019, quando 82% dos empresários demonstravam o mesmo otimismo. Na divisão por setores, a indústria está mais otimista, com 75% de seus representantes ouvidos (versus 59% em 2019). O comércio veio em seguida, com 50% (65% em 2019), e os otimistas do setor de Serviços são 30% (51% em 2019). Quando o assunto é concessão de crédito para as vendas, 52% das empresas declaram estar aptas para conceder, enquanto 48% ainda necessitam de apoio para realizar vendas a prazo. Por conta das restrições impostas pela pandemia, o comércio online surge como estratégia adotada pelas empresas para aumentar as vendas. Estimular as compras pelas redes sociais foi a estratégia mais apontada pelos empresários da pesquisa, com 23% das menções.

Fonte: Jornal Correio do Povo

Data

24 dezembro 2020

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