Movimento se intensifica às vésperas do Natal
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DEZEMBRO, 2020
Notícias
Circulação de pessoas foi grande nas vias do Centro Histórico da Capital. Data deve movimentar R$ 368 milhões.
Com a previsão de comercializar R$ 368 milhões com a venda de presentes de Natal, o movimento de clientes aumentou no Centro Histórico da Capital. Quem na manhã de ontem esteve nas ruas dos Andradas, Voluntários da Pátria e Doutor Flores teve dificuldade para andar devido à quantidade de pessoas nas vias. A presença de clientes no comércio se intensificou nos últimos dias por conta dos decretos municipais que permitiram o acesso dos consumidores aos estabelecimentos, desde que obedecidas as regras de segurança contra a Covid-19. A maior concentração de consumidores estava na rua Voluntários da Pátria que, por volta das 11h, parecia um “formigueiro” com muitas pessoas na quadra entre a praça Parobé e a rua Doutor Flores. O decreto da prefeitura estabeleceu regras para o funcionamento das lojas de rua, shopping centers e centros comerciais. Os estabelecimentos devem funcionar com equipes reduzidas e restrição do número de clientes para controle de aglomerações.
A lotação não poderá exceder a 50% da capacidade máxima prevista no alvará de funcionamento ou de proteção e prevenção contra incêndio. O público fica concentrado nas ofertas e promoções das grandes lojas de departamento. O Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre entrevistou 350 pessoas, amostra representativa dos consumidores da Capital, para entender como está a intenção de compra para o Natal. O levantamento revelou que a data deverá injetar R$ 368 milhões no comércio, uma queda de R$ 90 milhões quando comparado ao valor calculado no ano passado. A média de presentes comprados por pessoa, no entanto, deverá ser a mesma indicada em 2019, de 4,4 itens. Mas mais da metade dos consumidores – 57% – pretende reduzir o gasto total com as compras, que desta vez terão ticket médio de aproximadamente R$ 133,00 (R$ 31,00 a menos que o gasto por produto estipulado na pesquisa passada).
Apesar da crise causada pela pandemia ter prejudicado os negócios, 57% dos empresários ainda acreditam que as vendas de Natal e Ano Novo vão se igualar ou superar às do ano passado. É o que constatou a Boa Vista, parceira de negócios da CDL Porto Alegre, em pesquisa feita com cerca de 600 empresas de todo o Brasil. Segundo o levantamento, houve queda significativa na comparação com o resultado da mesma pesquisa de 2019, quando 82% dos empresários demonstravam o mesmo otimismo. Na divisão por setores, a indústria está mais otimista, com 75% de seus representantes ouvidos (versus 59% em 2019). O comércio veio em seguida, com 50% (65% em 2019), e os otimistas do setor de Serviços são 30% (51% em 2019). Quando o assunto é concessão de crédito para as vendas, 52% das empresas declaram estar aptas para conceder, enquanto 48% ainda necessitam de apoio para realizar vendas a prazo. Por conta das restrições impostas pela pandemia, o comércio online surge como estratégia adotada pelas empresas para aumentar as vendas. Estimular as compras pelas redes sociais foi a estratégia mais apontada pelos empresários da pesquisa, com 23% das menções.
Fonte: Jornal Correio do Povo