Lojas inovadoras: um diferencial competitivo de mercado

Lojas inovadoras: um diferencial competitivo de mercado

10

JUNHO, 2021

Notícias

O varejo, uma das práticas mais antigas da humanidade, está sempre em transformação. Atualmente, muitas lojas buscam inovar para facilitar a vida de seus clientes, com o objetivo de tornar os produtos mais atrativos, seja pela facilidade de aquisição ou pela incorporação de serviços agregados. Para que seus associados possam conhecer alguns exemplos de lojas inovadoras e buscar inspiração, a CDL POA elencou cinco exemplos de empreendimentos que valem a pena serem conhecidos e estudados. São experiências que deram certo no mercado nacional a partir de soluções disruptivas e educativas.  

Zaitt  

Primeira Smartstore da América Latina, a Zaitt tem lojas autônomas, sem vendedores, acessíveis por meio de um app, oferecendo um variado mix de produtos, que inclui bebidas, alimentos, doces, snacks, lanches rápidos, entre outros. A loja funciona no modelo de franquias e oferece todo o suporte necessário para novos investidores. Já são cinco unidades, três na em São Paulo (capital), uma em São José do Rio Preto (SP) e uma em Vitória (ES).  

www.zaitt.com.br 

Petz  

A Petz é uma empresa do ramo de pet shop. Os produtos da empresa são focados em diversos tipos de animais de estimação. A rede conta com 110 lojas situadas em 13 estados e no Distrito Federal, além de canais digitais operando por meio do modelo omnichannel, por meio de site e atuação em alguns marketplaces, com opção de entrega em domicílio ou retirada na loja. Em suma, a empresa é a maior rede de centros veterinários e de estética animal. As grandes lojas físicas contemplam hospital veterinário, central de doações de animais, possuem pagamento autônomo e o sistema de compre no site e retire na loja. A empresa também busca se relacionar com a comunidade por meio de organização de eventos e campanhas que visem a causa do bem-estar animal. Foi também o primeiro pet shop 24 horas do mundo.  

www.petz.com.br 

Decathlon  

No Brasil desde 2001, com sua primeira unidade em Campinas, a marca francesa se consolidou como a maior loja de artigos esportivos do País. Atualmente, tem mais de 30 unidades físicas projetadas para oferecer a melhor e mais completa experiência de compra aos seus clientes, por meio das diferenciadas zonas de testes. Além disso, a Decathlon tem focado na estratégia multicanal – com totens interativos e facilidades de retirada por exemplo. A empresa oferece, também, atendimento personalizado por meio de seus colaboradores esportistas, preparados para indicar a melhor opção dentro dos 65 esportes e mais de 7 mil artigos esportivos de marcas exclusivas e inovadoras, como Quechua, de montanhismo; Domyos, de fitness; Kalenji, de Corrida; e B’twin, de ciclismo. Desde 2012, a marca tem forte presença online em âmbito nacional, com a loja virtual.   

www.decathlon.com.br 

Nespresso  

Com o compromisso de inovar para melhor atender, a Nespresso é uma marca do Grupo Nestlé que consiste em máquinas que preparam café expresso em cápsulas de café. Seus produtos encontrados no e-commerce e em lojas de eletroportáteis, bem como comercializadas pela própria marca. Para proporcionar uma experiência diferenciada, a empresa possui lojas boutiques que merecem, definitivamente, uma visita. As unidades oferecerem sistemas intuitivos e tecnológicos para criar momentos únicos aos amantes do café por meio de uma exclusiva jornada de descoberta.   

www.nespresso.com 

Mobly  

Mobly é uma loja de móveis online que disponibiliza aos seus clientes produtos para casa. Com mais de 200 mil produtos, mais de 2 milhões de clientes e presença em todos os canais (site próprio, marketplaces, app e lojas físicas), é a maior plataforma de móveis e decoração do Brasil. A empresa é um exemplo que nasceu no digital e agora cria lojas físicas a partir da tecnologia, produtos exclusivos e inteligência de dados. Seu modelo de franquias, intitulado ZIP, tem o objetivo de personalizar o atendimento, praticando o mesmo preço do site e trazendo a conveniência do ponto físico.  

www.mobly.com 

 

Data

10 junho 2021

Compartilhe