Liderança: uma ponte para o futuro do varejo – Por Rafael Guerra

Na última semana, tive a oportunidade de participar pela terceira vez da NRF – Retail´s Big Show & Expo, em NY, pela CDL Porto Alegre. O maior evento do varejo mundial, que retomou sua versão presencial. O tema deste ano foi “acelerar”. Mais do que nunca, é o que o varejo e o ambiente de negócios precisam.

Reflexões importantes sobre assuntos já abordados em edições anteriores, mas que precisam ser aplicados com maior velocidade, principalmente a transformação digital, nos mais diferentes níveis. ESG (governança ambiental, social e corporativa), DEI (Diversidade, Equidade e Inclusão), ecossistemas de negócios e customer centric foram outras temáticas debatidas e provocadas.

O Metaverso – e tudo que orbita em torno dessa nova oportunidade de negócios (mas que precisamos falar muito mais sobre) – também foi amplamente discutido. Mais importante, esse já não é um tema do futuro, mas do presente. A Ralph Lauren, com mais de 100 mil peças vendidas em uma semana no Metaverso, que o diga.

Talvez a discussão mais relevante tenha sido justamente um tema recorrente e tão necessário ser abordado, revisitado e acelerado: liderança. O papel do líder para que essa aceleração se torne realidade, os projetos saiam do papel, a gestão esteja conectada às transformações globais e os negócios prosperem cada vez mais.

Liderança não apenas por cargos, mas por papéis, iniciativas, coragem e resultados. Não por acaso, a melhor palestra do evento foi da Carla Harris, do Morgan Stanley. Otimista, positiva, comunicação clara, posições transparentes e com visão global, Harris afirma: “Você deve criar clareza. Mesmo que não possa ver. Você não pode permitir que a falta de clareza impeça seu movimento para frente”. Foi ovacionada pela plateia. Uma plateia vacinada, testada, com máscaras, mas presencial.

Uma NRF com olhar para o futuro e a evolução tecnológica, sem deixar de lado a dimensão humana e as transformações que precisam acontecer, agora!

__________________________________________________________
Rafael Guerra
Gestor de Marketing e Inovação da CDL POA

 

 

PÓS-NRF 2022 – ACELERE O SEU NEGÓCIO

A presença da Entidade varejista na feira objetiva a retomada do tradicional evento Pós-NRF, oportunizando aos gaúchos todas as novidades e aprendizados colhidos na missão. O Pós-NRF, promovido pela CDL POA, acontece no dia 31 de janeiro, no Teatro da Unisinos, em Porto Alegre, às 18h. Dentre as presenças confirmadas estão o presidente da SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo), Eduardo Terra, considerado um dos principais especialistas de varejo do Brasil; Guga Schifino, Head de Transformação Digital da DX.CO | 4all Group, curador da FFX e conselheiro da CDL Porto Alegre; e Fabiano Zortéa, Coordenador de Varejo no Sebrae-RS, além de outras atrações.

GARANTA JÁ O SEU INGRESSO

__________________________________________________________

VEJA TAMBÉM

Data

27 janeiro 2022

Compartilhe