Indicador de Registros de Inadimplentes sobe 4,1% em novembro

No mesmo período, o indicador de Recuperação de Crédito caiu 2,9%

O número de registros de inadimplentes subiu 4,1% na comparação mensal dos dados dessazonalizados entre os meses de outubro e novembro, de acordo com informações da Boa Vista, parceira de negócios da CDL POA, que abrangem todo território nacional. Além disso, o indicador apontou alta de 5,4% no trimestre móvel encerrado em novembro contra o trimestre móvel imediatamente anterior, na mesma série de dados dessazonalizados.

Na comparação interanual o avanço foi mais expressivo, aumento de 10,4%, o que era esperado já que no último trimestre do ano passado o fluxo de consumidores inadimplentes foi historicamente baixo, o que resultou numa queda mais acentuada na taxa de inadimplência naquele período.

Os resultados acumulados continuam desacelerando. No ano a queda no indicador passou de -6,5% para -5,6% e, em 12 meses de -10,9% para -6,6%. Essa tendência, por sinal, condiz com o cenário atual, no qual a inflação pesa sobre o já comprometido orçamento das famílias e os juros, ainda mais agora, após o tom mais duro do Copom ao anunciar mais um aumento na taxa básica, não devem ceder tão cedo.

Por outro lado, o Indicador de Recuperação de Crédito recuou 2,9% na comparação mensal e 3,1% em relação ao mesmo mês do ano passado. Já na comparação do trimestre móvel o indicador apontou queda de 1,9% contra o trimestre móvel encerrado em agosto. O resultado do mês contribuiu para desacelerar levemente o indicador na análise acumulada em 12 meses, passando de 1,1% em outubro para um aumento de 1,0% em novembro.

De modo geral, uma melhora para os indicadores, no momento, segue condicionada principalmente pela retomada do mercado de trabalho e da recuperação da renda das famílias, uma vez que os aumentos da inflação e dos juros seguem corroendo a capacidade de solvência dos consumidores. Diante disso, a tendência de elevação na taxa de inadimplência das famílias com recursos livres, sugerida pelo indicador de Registros de Inadimplentes, pode seguir com seu ritmo de aumento gradual nas próximas aferições do Banco Central. O dado mais recente, de outubro, marca uma taxa de 4,28%, o maior nível do ano, ante 4,25% em setembro.

Metodologia

O indicador de registro de inadimplência é elaborado a partir da quantidade de novos registros de dívidas vencidas e não pagas informados à Boa Vista pelas empresas credoras. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.

O indicador de recuperação de crédito é elaborado a partir da quantidade de exclusões dos registros de dívidas vencidas e não pagas informados anteriormente à Boa Vista pelas empresas credoras. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. Em janeiro de 2014 houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.

13 dezembro 2021