Em um mundo polarizado, conflituoso, repleto de desinformação e disputas sobre quem é o dono da verdade, o Fórum da Liberdade 2025 centra seu foco na busca do indivíduo por maneiras de romper esse círculo vicioso e realizar suas próprias escolhas. A importância da atitude de escolher é fundamental: só assim podemos ser livres. Para se posicionar neste mundo em que vivemos, porém, é preciso coragem. Por isso, “Coragem para Escolher” é o tema do Fórum da Liberdade, que ocorrerá em 3 e 4 de abril na PUCRS, em Porto Alegre.
“Na 38ª edição do Fórum da Liberdade, optamos por olhar para dentro de cada indivíduo. Tanto a escolha quanto a coragem são aspectos internos de cada um. Sabemos que somente em um ambiente com liberdade é possível tomar decisões por vontade própria. Por esse motivo, o tema ‘Coragem para Escolher’ foi definido para ser a linha central. É um convite para debatermos e enxergarmos as consequências de cada escolha individual”, explica Paola Coser Magnani, presidente do Instituto de Estudos Empresariais (IEE), organizador do evento.
Maior palco de debates da América Latina, a última edição do Fórum da Liberdade reuniu mais de 6 mil pessoas, entre empresários, estudantes e lideranças de diferentes segmentos. O evento se propõe a ser um palco de referência para debates importantes sob o ponto de vista dos acontecimentos recentes no país em áreas como economia, política, geopolítica e empreendedorismo, entre outros.
A fundamentação do tema desta edição parte do pressuposto de que as informações circulam e, portanto, a verdade está disponível. Mas, em um mundo e uma vida mais complexos, problematizados pela politização de tudo, uma camada adicional de confusão causa miopia às interpretações. Todas as armas estão sendo utilizadas, seja o meio ambiente, a política, a ciência ou o Judiciário. Nos quatro cantos do tabuleiro, enxergamos cerceamento de liberdades, autoritarismo, arbitrariedade e violência. Assim, o medo se torna protagonista nas nossas decisões. E se engana quem pensa que uma não-escolha é uma forma de neutralidade, pois também é um posicionamento, sim. Fica o questionamento: quem é marionete de quem?
Passado um quarto do século 21, parece que perdemos algo nessa jornada: os valores fundamentais que nos trouxeram até aqui. Precisamos pensar em quais valores merecem e precisam ser disseminados, assim como no tipo de sociedade que estamos ajudando a construir. As escolhas geram consequências que moldam o presente e o futuro.
Os seres humanos são imperfeitos, assim como suas encenações. Quando algumas capas caem, precisamos estar prontos para visualizar a verdade à frente. É preciso deixar os fatos prevalecerem e montar o quebra-cabeça. Como disse Guimarães Rosa, “o correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem”.
Por tudo isso, o tema do Fórum da Liberdade 2025 é “Coragem para Escolher”.
Palestrantes confirmados
Fleur Hassan-Nahoum – Ativista dos direitos das mulheres e das populações marginalizadas em Jerusalém, Fleur Hassan-Nahoum foi vice-prefeita da cidade. Ela atua na defesa de seus princípios sociais, cujo avanço acredita ser possível por meio do desenvolvimento econômico e da luta por uma Jerusalém pluralista. Desde setembro de 2023, Fleur tem atuado como enviada especial de Israel para inovação. Ela é a primeira mulher a ser nomeada como secretária-geral da Kol Israel, organização que reúne judeus de todas as origens e ideologias políticas.
Giovanna Mel – Jornalista e comunicadora, Giovanna Mel passou por Globo e UOL antes de decidir começar a empreender. Foi a primeira pessoa, no Brasil, a levar o tema da oratória ao público no Instagram. Ganhou notoriedade e, a partir de então, 15 mil alunos já foram capacitados com a metodologia própria de Giovanna, chamada Direto ao Ponto. Também treinou profissionais de grandes empresas, como Nestlé, Bradesco, RedHat, McDonald’s, Nubank e Cia de Talentos. Além de especialista em oratória, também é palestrante, gestora e empresária.
Karim Miskulin – Fundadora do Grupo Voto, principal empresa de diplomacia empresarial e interlocução política do Brasil – única fundada e liderada por mulheres. É publisher da Revista Voto, primeira revista brasileira dedicada à análise política. Hoteleira e cientista política de formação, com vasta experiência em relações institucionais e governamentais, há duas décadas é anfitriã do ciclo Brasil de Ideias, fórum que recebe presidentes da República, líderes políticos e grandes expoentes do empresariado brasileiro. É palestrante no Brasil e no Exterior de pautas relativas a empreendedorismo feminino e análise política.
Leonardo Pascoal – Economista, graduado em Gestão Pública e especialista em Orçamento, Governança e Gestão de Riscos no Setor Público. Funcionário de carreira do Banco do Brasil, foi prefeito de Esteio por dois mandatos (2017-2024), período em que liderou uma transformação reconhecida na cidade. Também presidiu a Granpal – Associação e Consórcio dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre – e o Consórcio Público de Saneamento Básico Pró-Sinos. Atualmente, é secretário de Educação de Porto Alegre, com foco em políticas públicas inovadoras e gestão eficiente.
Marcos Troyjo – Economista, cientista político e diplomata, Marcos Troyjo é conselheiro de empresas multinacionais e autor de livros sobre desenvolvimento econômico, relações internacionais e inovação. Foi o primeiro ocidental a chefiar um organismo internacional sediado na Ásia e o primeiro brasileiro a presidir um banco multilateral de desenvolvimento, o banco dos Brics. Também foi um dos principais negociadores do acordo Mercosul-União Europeia. É uma voz de destaque no tema das estratégias que o Brasil pode utilizar para fazer valer suas vantagens comparativas em mineração, energia, agricultura e economia verde.
Renato Moicano – Renato Alves Carneiro é lutador profissional de MMA que compete na divisão dos leves do Ultimate Fighting Championship (UFC). Moicano possui um cartel profissional de 19 vitórias, 5 derrotas e um empate, com destaque para 10 vitórias por finalização. Até outubro de 2024, Moicano ocupa a 10ª posição no ranking dos leves do UFC, consolidando-se como um dos principais nomes da divisão. Fora do octógono, Moicano é conhecido por seu interesse na escola austríaca de economia e por seu apoio ao bitcoin como proteção contra a inflação.
Samy Dana – Professor de economia da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas e comentarista da rádio Jovem Pan – incluindo o programa Pânico. Foi comentarista da TV Globo e Globonews. No Esporte Espetacular e no Seleção Sportv, foi o responsável pelo Estudo de Campo, uma coluna cujo objetivo era explicar o esporte por meio dos números. Com graduação e mestrado em economia, doutorado em administração e Ph.D. em Business, tem mais de 15 anos de experiência em consultorias e palestras. É autor de livros sobre finanças, economia e negócios.
Sobre o IEE
O IEE é uma instituição civil sem fins lucrativos ou compromissos político-partidários, fundada em Porto Alegre em 1984 e que organiza o Fórum da Liberdade anualmente. O Instituto tem como objetivo incentivar e preparar novas lideranças, com base nos conceitos de economia de mercado e livre iniciativa.
Uma das principais atribuições do IEE é a formação de lideranças com capacidade empreendedora. Nesse sentido, estimula o debate e a troca de experiências entre os seus associados para que desempenhem suas funções na sociedade de forma ética e planejada, com persistência e motivação para conquista do sucesso em suas áreas de atuação.