As fintechs revolucionaram o mundo das finanças e agora estão transformando o varejo. Conheça os benefícios que essa inovação traz ao setor!
Vivemos em uma época de transformações significativas e rápidas, especialmente quando falamos de tecnologia. Um exemplo é o surgimento das fintechs, negócios do ramo financeiro que têm as suas operações focadas no digital e que buscam desburocratizar os processos do setor.
Esse formato de empresa oferece diversos benefícios e inovações para o universo do varejo, abrindo novas possibilidades e oportunidades no mercado. Continue lendo para saber mais sobre o assunto!
Como as fintechs mudaram o setor financeiro?
Empresas como Nubank, Next e PicPay democratizam os serviços financeiros e o acesso ao crédito, facilitando processos que antes seriam demorados e burocráticos, como uma abertura de conta, por exemplo. Essas organizações são capazes de oferecer serviços e produtos que atendem às necessidades do cliente de forma personalizada, com praticidade, rapidez e tarifas baixas.
Por causa dessas vantagens, o número de fintechs no Brasil só aumenta. Com isso, as instituições tradicionais buscam formas de se modernizar, para competir com os novos empreendimentos e garantir o seu espaço no mercado, transformando todo o setor.
Qual é o impacto das fintechs no varejo?
As fintechs influenciam também na cultura e desempenho de outros setores, em especial, do varejo. Confira algumas das principais mudanças causadas por esse tipo de empresa:
Gera mais rendimento
A popularização dos cartões oferecidos por fintechs amplia o acesso ao crédito, trazendo essa funcionalidade para uma parcela da população que antes contava apenas com o crediário de lojas. Isso expande, especialmente, o rendimento do e-commerce, onde as operações com cartões ou boleto são as opções mais comuns.
Abre caminho para embedded finance
Embedded finance – quando uma empresa de outro ramo oferece serviços financeiros – é uma forma de garantir rendimento para os negócios, ao mesmo tempo em que gera satisfação ao cliente. Um exemplo é o Starbucks dos EUA. A rede de cafeterias atrelou o seu programa de fidelidade ao pagamento dos produtos e já acumula mais saldo em dinheiro do que diversos bancos do país, graças à mentalidade de fintech.
Cria um relacionamento mais profundo com o consumidor
Quando uma empresa que já é consolidada no mercado decide se tornar uma fintech, oferecendo serviços financeiros, ela se torna ainda mais presente no dia a dia de seu público. Assim proporciona, por exemplo, a possibilidade de ter um cartão de crédito pela primeira vez, o negócio consegue criar uma relação de confiança e engajamento muito profunda, fidelizando o cliente.
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