Economia do RS avança e bate recorde histórico na prévia do PIB

A economia do RS avançou 3,96% em fevereiro sobre janeiro, segundo o Índice de Atividade Econômica Regional do Rio Grande do Sul (IBCR-RS), calculado pelo Banco Central e chamado de prévia do PIB.

Além de acelerar a alta e ficar acima da média nacional (de +1,7%), o patamar de 154,21 pontos bateu o recorde histórico da pesquisa. O nível anterior mais elevado foi em novembro de 2013.

Na comparação com fevereiro de 2020, o crescimento foi de 11,27%. O destaque é que a ótima safra começa a aparecer com força no indicador. Além de que, em 2020, enfrentamos a estiagem.

– O contexto é de alta de produção e de rentabilidade da soja. Nunca houve um descolamento tão significativo entre os preços recebidos pelos produtores rurais e os custos de produção. A cotação internacional está em alta, em função dos estoques deprimidos e da demanda da China, e muitos insumos foram adquiridos em outro contexto cambial – pontua o economista-chefe da CDL Porto Alegre, Oscar Frank.

O resultado diminui para -2,9% a queda acumulada em 12 meses (na divulgação anterior, estava em -4,3%).

A venda do varejo também cresceu em fevereiro e, no indicador ampliado, é puxada por lojas de materiais de construção. O setor de serviços avançou com o segmento de logística. Já a indústria reduziu a produção após nove altas consecutivas, enfrentando alta de preços e falta de insumos.

Os próximos indicadores podem trazer impactos de restrições que avançaram em março, mas o agronegócio deve seguir mitigando efeitos. A recuperação de economias importantes, principalmente a dos Estados Unidos, movimentará o comércio exterior, o que gera oportunidades.

Fonte: Jornal Zero Hora – Coluna Giane de Guerra

Data

23 abril 2021

Compartilhe