Economia do RS cresceu pelo quarto mês consecutivo

Economia do RS cresceu pelo quarto mês consecutivo

21

NOVEMBRO, 2018

Notícias

Economista da CDL Porto Alegre, inclusive, projeta o desempenho do ano

Depois de um agosto com o melhor desempenho do país, a economia do Rio Grande do Sul voltou a crescer em setembro e teve o quarto mês consecutivo de desempenho positivo. O avanço foi de 0,4% sobre o mês imediatamente anterior. A pesquisa do Banco Central considera 12 Estados e a média nacional teve um recuo de 0,1%.

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central é considerado uma prévia do PIB. O cálculo usa o desempenho dos principais setores, com dados do IBGE.

Na comparação com setembro do ano passado, o crescimento da atividade no Rio Grande do Sul foi de 4,2%, perdendo apenas para o avanço registrado pelo Espírito Santo. Os dados foram compilados e enviados para a coluna Acerto de Contas pelo economista-chefe da CDL Porto Alegre, Oscar Frank.

– No entanto, ainda amargamos as últimas colocações no ranking nacional considerando períodos mais extensos – ponderas o economista.

No acumulado de 2018, a economia gaúcha tem avanço de 0,5%. Em 12 meses, o crescimento é mais intenso, de 0,9%.

Frank também projeta que, caso a economia gaúcha mantenha-se estagnada no último trimestre, o avanço de 2018 sobre 2017 será de 1,7%. Há o que chama de “efeito estatístico favorável”, já que a base de 2017 é baixa, devido ainda aos efeitos fortes da crise.

– Crescer sobre uma base deprimida fica fácil. Não precisa de muito esforço – conclui Oscar Frank.  

Os dados do IBGE apontaram queda nas vendas do varejo em setembro e também desempenho negativo no setor de serviços. A produção da indústria, no entanto, salvou a média, aumentando pelo quarto mês seguido.

Fonte: Site GZH – Giane Guerra

 

Data

21 novembro 2018

Compartilhe