Diretoria da CDL POA recebe especialista em transformação digital e novas tecnologias, como criptomoedas

Na reunião-almoço da CDL POA, realizada nesta nesta segunda-feira (18), os diretores da Entidade receberam o especialista em transformação digital e sócio da One Percent, Fausto Vanin. Conectado à estratégia da CDL POA em estar por dentro de tudo que se conecta à inovação, o convidado atua em iniciativas que usam a tecnologia para mudar o contexto social em que vive. Possui mestrado em Informática Aplicada pela PUC-PR e certificação em Inovação e Estratégia pelo MIT Sloan School of Management. Em processo de doutoramento no uso de Blockchain na área da saúde pela Universidade do Vale dos Sinos, como Co-fundador da One Percent, desenvolve soluções  com a tecnologia Blockchain. Vanin também é mentor, palestrante e ativista por causas relacionadas ao impacto social, ambiental e na redução de desigualdades. O convidado apresentou e esclareceu dúvidas sobre os conceitos e oportunidades do blockchain e das criptomoedas, que representam a web 3.0 no contexto econômico. 

Segundo o especialista, a criptografia, elemento fundamental da segurança de dados, surgiu a partir da mescla entre ciência avançada, tecnologias de informação e cibernética, defendendo alguma desintegração ou mudança radical no sistema civil vigente. Então, as criptomoedas surgiram a partir da validação ‘peer to peer’, ou seja, não há necessidade de uma regulamentação de um Banco Central, por exemplo, mas sim de milhões de pessoas que disponibilizam seus computadores (mineradores) e competem, cooperam, validam e salvam todas as transações criptografadas.

O Bitcoin foi a primeira grande criptomoeda, criada por Satoshi Nakamoto,  um pseudônimo da pessoa ou pessoas que idealizaram a moeda. Como parte da implementação, Nakamoto também desenvolveu o primeiro banco de dados de blockchain que funciona como um livro-razão, só que de forma pública, compartilhada e universal, que cria consenso e confiança na comunicação direta entre duas partes, sem o intermédio de terceiros. Segundo Vanin, o blockchain existe a partir de três pilares, a computação integrada; a criptografia = certificação eletrônica; e a teoria dos jogos. 

E é a partir de toda essa nova cadeia que os criptoativos representam um novo mercado com inúmeras oportunidades, com foco em ‘acesso’, quando permite o portador determinados benefícios ou ‘posse’, em uma representação digital de um ativo real (físico ou digital). São estes os ‘fungible token’ e os ‘non-fungible tolken – NFT’. Segundo Vanin, os NFTs possuem um campo enorme para se desenvolverem como modelos de negócios.

Para saber mais sobre esse ou outros conteúdos, acesse o blog da CDL POA e nos siga nas redes sociais. 

Data

20 abril 2022

Compartilhe