Como o varejo tem se reinventado utilizando as diversas plataformas digitais


Como o varejo tem se reinventado utilizando as diversas plataformas digitais

05


JUNHO, 2020

Notícias

A edição ‘Histórias que Inspiram – Varejo’, organizada pelo Sebrae RS, com apoio da CDL POA e do Sindilojas, realizada na quinta-feira (04), trouxe entusiasmo aos participantes do evento online. Com a presença dos empresários Ricardo de Oliveira, da Ferragem Thony; Cristiane Boaretto, da Unique Alfaiataria; e da dupla Veronicah Sella e Nitiele Krassmann Silveira, da Criamigos; a apresentação contou com a mediação dos especialistas Fábio Krieger, do Sebrae RS, e Rafael Guerra, da CDL POA.

 

Criamigos

Inaugurada em 2016 pelas sócias Natiele Krassmann Silveira e Veronicah Sella, na cidade de Gramado, a Criamigos Oficina de Ursos trouxe ao mercado uma proposta de interatividade na criação de um amigo ou amiga de pelúcia. A empresa, com atuação presencial e offline, conseguiu se reinventar durante a pandemia e levou sua operação para uma plataforma de e-commerce. Com 20 franquias espalhadas pelo País, as empresárias trabalharam diariamente com todos os franqueados na busca de inovação aos novos desafios impostos pela Covid-19. No e-commerce, foi necessário transferir para o virtual a mesma experiência humanizada que ocorre no presencial. As sócias contam que tiveram que acelerar todo o processo de tecnologia

Por se tratar de uma experiência rica em detalhes, está no propósito e na cultura da empresa o amor. Para que o crescimento rápido acontecesse, as empreendedoras contaram com uma grande rede de apoio e muito planejamento. Entretanto, em nenhum planejamento estratégico, existia o risco de uma pandemia. O replanejamento teve que ser realizado de forma rápida e objetiva que resultou em algo muito positivo, segundo as empresárias. Um desafio foi reformular o processo das franquias sem deixar os procedimentos muito burocráticos. Para tanto, foram elaboradas soluções simples e práticas que puderam ser colocadas em ação em toda a rede, o que possibilitou a entrada em um novo nicho de mercado no pós-pandemia. Durante o processo, foram feitos diversos testes, quando funcionavam eram continuados, tudo de forma muito ágil.

Para falar em pontos positivos, em relação à pandemia, as sócias contam que a aproximação com os franqueados, somando cerca de 120 colaboradores em eventos online, ocasionou uma conexão que veio para ficar. Com o uso da tecnologia, as vendas vêm acontecendo por meio do canal do WhatsApp, que propicia o amigo delivery, e irá permanecer como uma das opções de canal de vendas.  Outra novidade, impulsionada pela crise, é a monetização do mascote Pedro Pudim, que foi digitalizado e poderá realizar entregas na casa do cliente.

Para lidar com as complexas etapas estruturais do sistema de franquias, foram necessários vários momentos de aprendizado e união de forças, aproveitar muitos os benchmarkings e encontrar as pessoas certas para ajudar. As empresárias tiveram a ajuda do Sebrae. Para atingir um clico rápido de crescimento, é necessário um planejamento muito bem feito em cada etapa do processo. Para Natiele, sonhar grande ou pequeno dá o mesmo trabalho, portanto suas metas sempre foram muito saudáveis.

Ao serem questionadas sobre o medo, as empresárias brincam que o sentem umas três ou quatro vezes por dia, mas que a diferença está em como lidar com ele. O medo faz parte da vida, e o negócio da Criamigos tem com poucas bases de comparação de mercado, por isso, no início, o medo foi muito maior do que agora, durante a pandemia, relatam. Com franqueadoras, devem passar segurança e calcular os riscos, especialmente neste cenário de tantas incertezas. Na relação com os franqueados, cada um tem um papel muito bem delimitado, mas, no momento da crise, as pessoas ficaram mais sensíveis, o franqueado, inicialmente, esperava que a franqueadora tivesse todas as soluções. Foi necessário um grande fortalecimento das relações, apontam as empreendedoras. As decisões foram tomadas de forma coletiva, com muita transparência e coerência. As reuniões diárias ajudaram no acolhimento desses sentimentos e muitas boas ideias foram compartilhadas em toda a rede.

Com a pandemia, o plano de crescimento foi desacelerado. Quando foi decretado o home office, a empresa tinha acabado de inaugurar um novo escritório. O plano era chegar a 80 lojas até 2021. Contudo, as metas foram recalculadas, mas continuam a fazer sentido em longo prazo.

 

Ferragem Thony

A Thony é uma empresa familiar de 48 anos, e Ricardo Oliveira faz parte da terceira geração na gestão. Arquiteto por formação, Ricardo conta que teve toda sua carreira voltada para o varejo. A Thony tem o objetivo de atender a demanda dos clientes de forma assertiva e ágil. Oferece atendimento direto e grande variedade de produtos para construir e reformar por meio de diversos canais de venda. Com três filiais em Porto Alegre e o canal de vendas pelo WhatsApp, a pandemia chegou quando o empresário estava em uma viagem ao Chile. Mesmo de lá, foram realizadas reuniões com toda a equipe, para que o negócio se mantivesse funcionando com as adaptações necessárias, uma vez que é considerado essencial e não teve que ser fechado.

Apesar do pânico inicial, a empresa optou por não recorrer a bancos e por realinhar seus custos com a nova realidade de faturamento. A partir de um comitê de crise e de uma comunicação transparente, buscou também cuidar da saúde mental dos colaboradores. Nos primeiros dias, a redução do faturamento foi de 50%, de lá para cá o percentual vem melhorando, conta Ricardo, que priorizou o pagamento do salário dos funcionários e o pagamento de fornecedores. As demais despesas, o empresário buscou negociar. Também houve readequações de cargos e funções nas lojas a partir da redução de clientes.

Para o empresário, participar da diretoria da CDL POA tem ajudado muito a se manter firme e continuar trabalhando. Os encontros semanais com a entidade têm trazido informações atualizadas e apoio. As mudanças na empresa foram muitas, as compras passaram a ser baseadas em giros semanais, quando antes eram mensais, foi realizada uma revisão completa dos estoques para aliviar a pressão do setor de compras e uma redistribuição de mercadorias das lojas. Houve ainda a busca por preços competitivos e a renovação dos pontos de venda. A demanda do delivery explodiu, com o desafio de se igualar a uma entrega de refeições, quando a mercadoria coubesse no baú de uma motocicleta. A tabela de frete também foi simplificada. Hoje, o empresário considera a Thony como uma plataforma de negócios, que teve todas os canais de vendas otimizados. Os investimentos online dobraram, enquanto a impressão de encartes foi suspensa. A produção de conteúdo para o segmento ‘faça você mesmo’ foi estratégica para o blog e o canal do Youtube.

Ricardo contabiliza que, atualmente, já cumprem 70% a 80% da meta diária de faturamento e sente que as coisas estão querendo voltar ao normal. Ele acredita que o momento mais desafiador já passou, mas que continuará investindo na melhora da sua empresa.

Como herança da pandemia, o empresário afirma que os cuidados com a higiene permanecerão, a implementação do Omnichannel, que já vinha investindo há oito anos, agora faz todo o sentido e continuará a crescer. A empresa partirá para o melhoramento dos processos. O negócio é vivo e tem que estar sempre em renovação, aponta. Está no DNA da Thony ser uma loja bonita, confiável, pronta para prestar um bom serviço aos seus clientes. Com serenidade na gestão, o empresário conta que para administrar os cerca de 10 mil produtos de seu portfólio utiliza   sistemas de informática bem alimentados, reuniões periódicas com fornecedores e arquitetos.

Como inspiração, Ricardo compartilha que, na vida pessoal, investe em estar em contato com a natureza, pedalando, sempre. Cita a importância de estar cercado de pessoas inteligentes, consumir conteúdos como música e língua estrangeira e ter experiências que se convertam em novas ideias. Seu objetivo é tornar sua empresa relevante para o consumidor.

 

Unique Alfaiataria

A empresária Cristiane Boaretto começou seu negócio de alfaiataria personalizada em 2012, inicialmente operando com o atacado e, logo após, migrando para o varejo com o e-commerce, desenvolvido a partir de um projeto junto a mentoria do ebrae. Hoje, a loja virtual está com três anos, e a física, com dois. Com a pandemia, foi necessário fechar rapidamente as portas do seu comércio de rua e passar a operar 100% no online. Com 80% do seu público no Instagram, a empresária passou a consultar suas clientes sobre as preferências de compra. Foram realizadas Lives e conversas via WhatsApp, que se tornaram fortes canais de contato. Cristiane conta que o relacionamento com suas clientes existia, porém andava adormecido, hoje acaba se dedicando muito mais a elas.

Na primeira fase da pandemia, sua equipe de produção atuou na confecção de 5 mil máscaras para o Hospital Conceição, de Porto Alegre. A loja online obteve muito poucos pedidos à época. A seguir, a Unique Alfaiataria realizou uma campanha de atendimento com horário marcado, com processos minuciosos, e ofereceu malinhas entregues nas casas das clientes para a retomada das vendas.

A ação das máscaras continua, porém agora são trocadas por alimentos não perecíveis que são doados. Com a abertura da loja física, a empresária procura fazer com que as clientes se sintam seguras. O mês de maio já representou uma melhora no fluxo.

O cronograma das costureiras está mais enxuto, e as colaboradoras estão engajadas com a campanha de doações. Cristiane conseguiu lançar a coleção de inverno, de forma mais lenta, o que não esperava no início da pandemia.

Sobre a venda em multicanais, a empresária pratica os mesmos preços em todas as plataformas, pois a jornada da cliente até a compra passa por diversos canais. A empresa trabalha com um CRM e um contato próximo com as clientes por meio do WhatsApp, e Cristiane incentiva que as vendedoras da loja física e do e-commerce convivam e troquem experiências. O CRM é o ponto principal para administrar as carteiras das vendedoras, estão todos conectados por ali, e a empresária está no meio de todo o processo.

Sobre os investimentos de promoção digital, Cristiane tinha muito envolvimento com influenciadoras, que a ajudou no crescimento antes da Covid. Entretanto, reduziu os investimentos durante a pandemia e passou a atuar pessoalmente nas redes sociais da Unique. A partir da sua participação, o engajamento com as clientes melhorou, e a empresária conseguiu que sentissem segurança para retornarem à loja física. Para Cristiane, esta é a vantagem do pequeno empresário, que acredita que a automatização no relacionamento não funciona. Para ela, é a personalização, aliada ao CRM, que consegue atrair suas clientes. Esse contato também possibilita a troca de informações e saber exatamente como a cliente deseja ser atendida.  A personalização é uma das grandes inspirações da empresária, que contou, em primeira mão, que o próximo atributo do negócio será a sustentabilidade, com o reaproveitamento de peças por meio do aluguel e da troca de peças.

 

A CDL POA, apoiadora do Circuito Online realizado pelo Sebrae RS, tem promovido a divulgação de cases de empresário que estão transpondo os entraves impostos pela pandemia do coronavírus aos negócios, com alternativas inteligentes e viáveis. A plataforma Recrie o Varejo faz parte da Campanha #VamosEmFrente, desenvolvida pela Entidade para estimular a retomada do varejo no RS.

 

 

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A CDL Porto Alegre reafirma seu compromisso em acolher as necessidades dos varejistas, auxiliando-os a transpor os entraves da disseminação do coronavírus. A Entidade tem a convicção de que a unidade do setor fará grande diferença neste momento tão delicado e de apreensão para todos. Com a atenção e a disponibilidade de cada empresário, para fazer a sua parte, o setor sairá ainda mais forte desta crise.

Data

05 junho 2020

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