Como melhorar a gestão de clientes e aumentar oportunidades de negócios

Análise periódica da carteira de clientes e comunicação efetiva estão entre as principais alternativas

O atendimento ao cliente não termina junto com a venda. É preciso ter uma boa comunicação e gestão de carteira para que seus contatos gerem novos negócios e aumentem os lucros da empresa. Conquistar e manter clientes, bem como estar pronto para ter uma comunicação efetiva, é fundamental para prosperar.

A carteira de clientes é o principal ativo de uma empresa e precisa ser analisada periodicamente. Dessa forma, é possível fazer uma reativação dos consumidores observando, por exemplo, se todos compram de forma ativa e periódica. Caso uma empresa verifique que apenas 20% da carteira está comprando de forma ativa e os outros 80% não estão, é preciso questionar o que deve ser feito, entender porque o cliente não retornou, se continua inadimplente ou se simplesmente não está comprando mais.

Na CDL POA as empresas encontram soluções para melhorar a gestão de clientes, com foco na análise e reativação da carteira. A gestão inclui análise do perfil da base de dados, com informações relevantes, que promovem verificações internamente, as empresas também podem contar com a expertise da CDL POA para checar dados mais completos e realizar a reativação.

Análise frequente da carteira de clientes, comunicação efetiva e pós-venda

Quando falamos sobre a carteira de clientes é bom lembrar que quantidade não representa qualidade. Ou seja: não adianta contar com 1 milhão de clientes em sua base e não possuir um percentual elevado de compras recorrentes. Para validar boas estratégias é preciso reavaliar a base de clientes e verificar quais estão com alta propensão ao consumo e estabelecer uma comunicação adequada para que eles se tornem clientes ativos novamente.

A tecnologia pode ser uma boa aliada quando se pensa em criar canais de relacionamento com os clientes. Na CDL POA, as associadas encontram orientações completas sobre essa etapa, inclusive com especificações sobre os cuidados de acordo com a LGPD

Entre as opções de comunicação com o cliente estão: informar data de vencimento de carnês; liberação parcial ou total de limite; maior disponibilização de crédito, entre outras. De modo geral, a empresa deve pensar também como o consumidor e reavaliar frequentemente qual trabalho está sendo feito com a carteira de clientes. Com a Análise de Carteira da CDL POA as associadas podem entender quem são os clientes para reativar e, consequentemente, aumentar de forma significativa sua receita.

Aumento de lucro e novos negócios com a gestão de clientes

O ciclo dos negócios passa pelas etapas de prospecção (atrair um cliente potencial para a empresa), concessão de crédito (conceder de forma segura e assertiva) reativação e gestão de clientes (estabelecer relação com o cliente) e, se necessário, recuperação (caso haja inadimplência).

Com um diagnóstico completo das necessidades de cada empresa, a CDL POA realiza uma análise da carteira para entender as características daqueles consumidores e então desenvolve uma solução adequada de acordo com a demanda: seja reativar o cliente olhando para aqueles com menor probabilidade de se tornar inadimplentes, seja com o fortalecimento das ferramentas de comunicação ou também na recuperação do crédito.

Como os scores e as informações positivas, é possível aumentar a aprovação e reduzir a inadimplência – o que representa, por fim, aumento de lucro para os negócios.

18 maio 2022