Como líderes setoriais e empresariais veem a retomada da atividade econômica

Em série de entrevistas, o programa “Gaúcha Atualidade” ouviu representantes de diferentes ramos

Com a economia emitindo sinais de recuperação após mais de um ano de pandemia, o programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, abriu espaço a algumas das principais vozes do mercado no Rio Grande do Sul. Iniciada em 26 de julho e concluída no último dia 20, a série de entrevistas reuniu análises do atual momento no país e projeções sobre a recuperação de diferentes setores no Estado.

Entre líderes de entidades e empresários de diferentes áreas, foram ouvidas 12 pessoas. O cardápio incluiu representantes do comércio, da indústria, do agronegócio, das micro e pequenas empresas, do setor de imóveis e da construção civil, do turismo, de bares e restaurantes e das cooperativas.

A seguir, confira trechos das entrevistas, com as visões de quem sentiu na pele as dificuldades impostas pela crise e, agora, com o avanço da vacinação, vê um horizonte promissor. Clicando no link, é possível ouvir a entrevista.

Irio Piva | Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL POA)

“Com a vacinação acelerando da maneira como está, o aumento da confiança dos consumidores, um ambiente de negócio mais propício e o aumento na geração de empregos, que a gente está vendo, com certeza podemos esperar um fechamento de 2021 com esperança de um momento muito melhor e de retomada de uma certa normalidade.”

Sérgio Bocayuva | CEO da Usaflex

“Foi verificada, desde a época do Dia das Mães, uma venda muito forte, venda até superior a 2019 e, desde então, a gente vem percebendo claramente o retorno dos grandes centros aos níveis de vendas. A gente enxerga que haverá, sim, uma evolução forte, principalmente no último trimestre do ano.”

Nei Mânica | Presidente da Cotrijal

“Nós entendemos que a economia vai crescer bastante, os investimentos não param. Não houve desemprego no setor do agronegócio. O agronegócio tem gerado oportunidades tanto no campo quanto na cidade, nas áreas industriais e também nas lojas, supermercados, frotas de caminhões, etc.”

Vergílio Perius | Presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS

“Crescemos em todos os índices que o cooperativismo tem nos seus sete ramos (…) A agroindústria é o nosso salto maior, que absorveu muita mão de obra, incrementou muito a produção e deu exemplo de como se pode organizar, em tempos de pandemia, o mercado interno e externo.”

João Machado | Vice-presidente de Marketing e Eventos da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav)

“O turismo está super aquecido dentro do país, aqui no Sul e, principalmente, no Nordeste. Nas férias de julho, a demanda por voos estava altíssima. A gente vê que o turismo nacional está aproveitando esse momento (…) Com as pessoas mantendo o distanciamento, mantendo essa questão dos protocolos de higiene, as viagens acabam sendo super seguras.”

Aurélio Pavinato | Diretor-presidente da SLC Agrícola

“O PIB do setor, mesmo no ano passado, com a pandemia, cresceu 2%, e este ano está crescendo de forma expressiva. Por isso, o setor do agro está garantindo PIB para o Brasil, garantindo a balança comercial nas exportações e garantindo que a economia rode bem no interior do país.”

Juliano Melnick | CEO da Melnick

“Estávamos esperando a retomada para este ano, mas enfrentamos, no início de 2021, um segundo pico de covid que segurou essa retomada. Agora, lentamente, se começa a buscar a recuperação. Porto Alegre não atualizou os números de lançamentos antes da crise, então existe espaço de crescimento do nosso mercado, vide o mercado no centro do país.”

Sérgio Galbinski | Presidente da Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo (AGV)

“Temos uma recuperação boa, se comparada com o ano passado. O pessoal está começando a voltar ao consumo, às escolas, a diminuir o trabalho remoto. Está melhor do que em 2020, mas ainda não alcançamos 2019 (…) Esperamos, com a vacinação, emparelhar com 2019 até o Natal.”

Maria Fernanda Tartoni | Presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Estado (Abrasel-RS)

“Nosso setor foi atingido diretamente e até mesmo injustamente em alguns momentos, mas agora temos de deixar isso para trás e olhar para frente. Com a vacinação avançando e as pessoas se sentindo mais seguras (…), temos um futuro, ainda para 2021, melhor do que vínhamos passando. Estamos nos restabelecendo.”

Mauricio Harger | Diretor-geral da CMPC Brasil

“O futuro é muito promissor para o grupo aqui no Brasil (…) No caso da unidade de Guaíba, tem tido uma performance exemplar nos últimos dois anos, batido recorde de produção e também aumentado a sua eficiência em sustentabilidade de maneira bem consistente (…) Esses resultados têm trazido muita confiança para os acionistas.”

Rafael Severo | CEO da Trend Investimentos

“O início da pandemia pegou todo mundo de surpresa, mas, muito rapidamente, se notou que o setor imobiliário respondeu de maneira inversa ao que se esperava, inclusive aquecendo (as vendas). As pessoas ficaram mais presentes dentro de casa, com o home office, e isso promoveu uma troca de imóveis. O setor acabou respondendo bem e até ajudando a sustentar a economia durante esse período.”

André Vanoni de Godoy | Diretor-superintendente do Sebrae-RS

“A evolução do empreendedorismo de 2018 para cá, no Rio Grande do Sul, mostrou uma resiliência maior dos gaúchos em relação à média do Brasil (…) Essa resiliência do gaúcho é um fator positivo, que nós devemos comemorar. Nós sofremos menos do que a média brasileira.”

Fonte: Jornal Zero Hora | Portal Gaúcha ZH – Economia

26 agosto 2021